A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact venceu este domingo o Encontro de Escolas de BTT XCO, prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, que decorreu no Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria, em Guimarães.
Esta foi a primeira competição de Escolas realizada no pós confinamento, seguindo todas as regras sanitárias e de higienização imposta pela DGS.
A prova contou com cerca de meia centena de atletas em representação de clubes filiados na Associação de Ciclismo do Minho, Associação de Ciclismo de Vila Real e Associação de Ciclismo de Bragança.
A manhã decorreu de forma muito animada, com os jovens atletas a mostrarem que é possível competir e manter a segurança neste tempo de pandemia, com os pais a verem de longe as habilidades dos pequenos ciclistas. É certo que as corridas se fizeram de forma muito diferente do habitual, mais à base de Contrarrelógios, mas com lutas intensas e sempre muito divertidas.
Em termos de resultados, o menos importante nas provas de Escolas, a Seissa venceu por equipas, deixando o Sabor do Norte/Escola Ciclismo BilaBiker’s em segundo. O Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro foi terceiro classificado e o Tomatubikesr/Toyota – Macedo&Macedo terminou na quarta posição.
Gonçalo Silva, da Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo, foi o grande vencedor da categoria de Juvenis, que se disputou em sistema de Eliminação. Numa primeira fase apuraram-se oito ciclista através de um contrarrelógio individual. Este grupo de ciclistas foi dividido em dois que disputaram a meia final de eliminação para apurarem os quatro finalistas. Aqui a Seissa, que se apresentou com oito atletas nesta prova, acabou por ser mais forte e viu quatro ciclistas apurados para a final. Gonçalo Silva foi o mais forte e subiu ao primeiro lugar do pódio, seguido por Afonso Coelho, que tinha vencido as primeiras fazes, e Paulo Fernandes foi terceiro.
Em Juvenis participou ainda uma atleta, Matilde Fraga, do BilaBikers.
Afonso Silva, da Seissa, foi o mais rápido no Contrarrelógio de Infantis, deixando na segunda posição João Vigário, do Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro. José Pedroso (Tomatubikers/Toyota – Macedo&Macedo) fez terceiro lugar.
Em femininos Diana Silva (BilaBiler’s) terminou em primeiro, deixando Leonor Silva (Tomatubikers).
Em Iniciados Carlos Silva (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) foi o mais rápido. Nos lugares imediatos ficaram José Gomes e Rui Lopes, da Seissa.
Em Pupilos-Benjamins venceu Tiago Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro). Miguel Lopes (BilaBiker´s foi segundo e Tomás Vigário (Domarsa) foi terceiro.
Em Femininos, Daniela Fernandes (Seissa) subiu ao primeiro lugar do pódio, seguida pela sua colega de equipa Matilde Fernandes.
JOAQUIM MENDES: “DE SALIENTAR O REGRESSO DO CICLISMO DE FORMAÇÃO”
“O que há aqui a salientar é regresso do Ciclismo de Formação, que é a génese da Associação de Ciclismo do Minho” foi assim que Joaquim Mendes, da Associação de Ciclismo do Minho, começou por abordar a prova que decorreu este domingo no Centro de Ciclismo do Minho.
Aquele responsável adiantou que “foi uma manhã diferente, que ficou marcada pela alegria e boa disposição dos atletas, mas também pelo rigor das regras que são exigidas no atual panorama que vivemos. Todos cumpriram e demos um exemplo de que se pode regressar às competições em segurança”.
HÉLIO SILVA (SEISSA): “SAIMOS DAQUI MUITO SATISFEITO”
A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact foi a grande vencedora neste regresso à competição. Hélio Silva, diretor desportivo que acompanhou a equipa, considerou que “saímos daqui todos muito satisfeitos. Os miúdos já sentiam falta de uma prova. Já estamos há algum tempo a treinar, mas eles sentiam falta de uma competição porque é aqui que eles veem o reconhecimento do seu trabalho”.
“Os miúdos portaram-se muito bem, deram o seu máximo e divertiram-se muito, que é o mais importante nestas idades, conviveram e viram alguns colegas de outras equipas. Hoje correu tudo muito bem, infelizmente, teve de ser uma prova curta e sem público, mas correu muito bem”, disse ainda aquele responsável.
Hélio Silva aproveitou para “dar os parabéns à ACM por esta iniciativa e pela forma como a organizaram”.
VÍTOR VIGÁRIO: “A PROVA CORREU MUITO BEM”
Vítor Vigário, do Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro, começou por referir que “a prova correu muito bem. Tudo isto é uma grande aprendizagem para nós todos. E foi um teste porque em breve estes miúdos regressam à escola e aqui já aprenderam como se devem comportar, o que fazer”.
“Hoje tivemos aqui uma manhã diferente e já lhes fazia falta e eles divertiram-se imenso”, disse ainda aquele responsável, que aproveito para “os parabéns à ACM pela iniciativa. Foi uma prova cinco estrelas”.