
João Cruz, ciclista de Viana do Castelo que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, vai participar no Campeonato Nacional de Cross Country Eliminator (XCE), em BTT, uma das novidades do remodelado calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O Campeonato Nacional de XCE realiza-se a 30 de agosto e o ciclista vianense, que já está inscrito, diz-se preparado para retomar a competição…
“MOTIVAÇÃO NUNCA ESMORECEU”

“Se tudo correr como previsto e planeado, a retoma à competição irá ser no dia 30 de agosto com a participação no Campeonato Nacional de XCE” começou por referir João Cruz, que garantiu que continua com a mesma motivação de sempre “a motivação nunca esmoreceu e, por isso, sigo a preparação. Quanto o confinamento começou treinei sempre em casa e agora o trabalho continua no terreno. As sensações são boas e sei que estou preparado para o que aí vem”.
João Cruz garante que “todos os meus objetivos para a época 2020 continuam de pé. Resta-me continuar a trabalhar como sempre o fiz”.
“A VONTADE E A SAUDADE DE COMPETIR É MUITO GRANDE”

Sem competição há quase cinco meses, João Cruz diz-se com saudades da competição.
“A vontade e a saudade de competir é muito grande, saber que existe vontade por parte da ACM e da FPC de organizarem provas ainda esta época, em condições de segurança, é uma motivação acrescida para continuar a trabalhar e focado nos objetivos”.
RECORDAR O TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL DE XCO

Há um ano João Cruz saboreava ainda a conquista do título de Campeão Nacional de XCO em Cadetes. O ciclista de Viana do Castelo recorda a vitória conseguida em Guimarães…
“A época de 2019 começou a ser preparada muito cedo, com muito trabalho, dedicação, treino e com um único objetivo de ser Campeão Nacional de XCO. Objetivo que sempre pensei estar ao meu alcance mesmo com todas as dificuldades que sabia que iria ter numa época em que havia excelentes atletas” começou por referir João Cruz, que adiantou: “fui para Guimarães muito tranquilo, como sempre tento estar, com o objetivo de lutar até ao fim. Fiz um bom arranque e após a segunda volta consegui assumir a liderar até ao fim”.

“Ser Campeão Nacional pela primeira vez, no meu último ano de Cadete, e só quatro anos depois de me ter iniciado no ciclismo foi uma sensação incrível de objetivo cumprido”.
“2019 FOI PARA MIM UMA ÉPOCA DE GRANDES CONQUISTAS”
De resto: “a época de 2019 foi para mim uma época de grandes conquistas onde me sagrei Campeão Nacional de Ciclocrosse, XCO e Enduro, entre outras conquistas não menos importantes como vencer a Taça de Portugal de XCO, ser Campeão Regional de Ciclocrosse de XCO do Porto e do Minho e de XCO de Vila do conde”.
