Fafe recebe este sábado a Prova de Abertura de Juniores – Prémio Cidade de Fafe, pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.
A prova conta com um pelotão de mais de 100 atletas Juniores e Elites Femininas, que vão percorrer 78,2 quilómetros com partida e chegada à Praça 25 de Abril, com passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.
No pelotão as atenções vão estar viradas para as três equipas minhotas: CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact e Tensai / Sambiental / Santa Marta, que este ano apresentam conjuntos muito remodelados, essencialmente, devido à saída dos atletas para o escalão Sub-23.
CÉSAR MACIEL (SEISSA): “VAMOS MOTIVADOS PARA A CORRIDA”
A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact foi uma das grandes dominadoras da época de 2019, tendo nas suas fileiras, aliás, o Campeão Nacional de Fundo de Juniores e vencedor da Taça Nacional, Pedro Silva, e o Vice-Campeão de Contrarrelógio, Daniel Dias. No entanto, da equipa do ano passado, a Seissa mantém apenas a promessa João Almeida, já que todos os outros subiram ao escalão de Sub-23.
Mesmo apresentando uma equipa remodelada, César Maciel, diretor desportivo, acredita que a Seissa vai fazer uma boa época, começando já pela corrida de Fafe…
“Vamos motivados e temos condições para estar na luta pela corrida”, começou por afirmar César Maciel, que sobre a corrida de Fafe referiu que “é uma corrida de sobe e desce, que pode enganar muito. Não é longa, mas é preciso estar atento. O ano passado conseguimos ganhar com o João Silva, que atacou a cerca de 20 quilómetros da meta”.
Para a Prova de Abertura, a Seissa leva cinco atletas: Ricardo Machado, João Almeida, Guilherme Santos, Marcelo Gabriel e Victor de Paula.
Sobre a nova época, César Maciel considerou que “estamo-nos a organizar. Vai ser uma época de formação, sem grandes pressões. Estamos a trabalhar para dar as melhores condições aos nossos atletas para que eles se sintam bem aqui”.
ALBERTO COSTA (CC BARCELOS) “ESTAMOS MOTIVADOS PARA FAZER UMA BOA ÉPOCA”
O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor apresenta-se em Fafe com oito ciclistas e uma vontade enorme de mostrar o seu valor.
Alberto Costa, diretor desportivo da equipa, referiu mesmo que “estou convencido que vamos fazer uma boa época. A equipa é jovem, quase todos os atletas são de primeiro ano, apenas dois são de segundo ano, mas trabalham bem e querem fazer uma boa época”.
“Eles fizeram uma boa pré-época e estão motivados para trabalhar e defender as cores que envergam. Vamos ver o que conseguimos fazer” referiu aquele responsável.
Sobre a corrida de Fafe, Alberto Costa afirmou que “os miúdos estão motivados, querem começar a competição e querem mostrar o que valem. Penso que temos condições para fazer uma boa corrida, claro que não sabemos como estão os outros. Nós temos tido algumas dificuldades para treinar devido ao mau tempo e aos horários das escolas que não são compatíveis com os treinos durante a semana. Temos tentado combater isso com os treinos mais intensos ao fim de semana. Fizemos uma boa pré-época e agora esta na hora de ir para a estrada”.
“Estou com boas expetativas para esta prova e para a época. Tenho um grupo muito unido, que se dá muito bem e isso é muito importante”.
Na Prova de Abertura – Prémio Cidade de Fafe vão representar o CC Barcelos Tomás Salgueiro, Sérgio Saleiro, Sérgio Monteiro, Rolando Silva, Rodrigo Santos, Luís Ribeiro, Diogo Saleiro e David Duarte.
GASPAR SILVA (TENSAI): “CHEGAR AO FIM NA MELHOR POSIÇÃO POSSÍVEL”
A Tensai/Sambiental/Santa Marta parte para a época 2020 bastante desfalcada. Tiago Moreira ainda se encontra a recuperar da lesão da clavícula esquerda e não pode dar o contributo à equipa, que se apresenta em Fafe com três ciclistas.
“Vamos sem ambições, mas com vontade de dar o nosso melhor e fazer de tudo para que os três atletas presentes cheguem ao fim no melhor lugar possível” começou por afirmar Gaspar Silva, diretor desportivo da Tensai/Sambiental/Santa Marta.
Aquele responsável referiu ainda que “sabemos que é muito difícil estar na luta por uma vitória só com três atletas, mas queremos acabar com todos e dignificar o nosso clube que é o mais antigo do país na formação”.
Pela Tensai vão alinhar Diogo Costa, Leonardo Mendes e Roberto Cardoso. A equipa de Viana do Castelo apresenta-se ainda com Maria Costa, que vai alinhar na prova de Elites Femininos.