
Os Piratas de Creixomil sagraram-se Campeões Inter-Distrital de Futsal Juvenis masculinos da Associação de Futebol de Braga/AF Viana do Castelo.
No jogo que decidia o título, a equipa de Júlio Graça jogou em Frossos e bateu a Lusa-AD Braga por 3-1, com três golos de Nuninho.
No rescaldo de mais um título – os Piratas já tinham vencido o campeonato na época passada – Júlio Graça mostrou-se satisfeito e referiu que “como esperado foi um jogo de grande dificuldade e para nós só nos interessava um único resultado, que era a vitória”.
JÚLIO GRAÇA “FOMOS A MELHOR EQUIPA”
“A Lusa tinha dois resultados que lhe serviam: o empate ou a vitória. A Lusa esperou sempre pelo nosso erro nunca arriscando. Nós, como é hábito, somos uma equipa que pressiona muito e este jogo não fugiu à regra. Na primeira parte entramos um pouco nervosos, mas mesmo assim poderíamos ter ido para o intervalo com outro resultado”, disse Júlio Graça, que adiantou: “depois do intervalo retificamos algumas coisas. O mais importante era manter a calma porque sabíamos que o golo ia acabar por entrar. Durante os sessenta minutos fomos a melhor equipa em todos os momentos do jogo”.
“TINHAMOS A RESPONSABILIDADE DE LUTAR PELO TÍTULO”
Em relação ao campeonato, Júlio Graça referiu que “temos sempre a responsabilidade de lutar pelo título e este ano ainda com mais porque no ano anterior tínhamos sido campeões. Devido aos moldes do campeonato, de ser só a uma volta, o sorteio não nos foi favorável porque defrontamos fora as equipas, teoricamente favoritas. Sabíamos que ia ser um campeonato muito difícil, nós estávamos a construir uma equipa nova e com pouca experiência neste escalão. Começamos o campeonato com uma derrota, foi a pior forma de começar, mas todos nós sabíamos do nosso valor, com muito trabalho e uma grande união de grupo rapidamente os resultados começaram a aparecer. Os números falam por si, fomos a equipa com mais números de golos marcados e menos sofridos”.
Júlio Graça lembrou ainda o jogo que marcou a equipa “o ponto chave do campeonato para nós foi o empate de 5-5 no Contacto. Aí o grupo traçou um objetivo: ganhar os jogos todos até ao final do campeonato, porque isso nos levaria ao título. Acreditávamos muito em nós”.
“ATLETAS NA SELEÇÃO”
O treinador do Piratas e Creixomil lembrou ainda que “temos bons jogadores. Tivemos três atletas na seleção distrital, que fez uma grande campanha no torneio Interassociações de futsal sub-17. Os jogadores sabem que agora vão disputar a Taça Nacional e temos aqui a oportunidade de tentar subir ao Nacional Sub-17, algo único, e que é uma grande montra para se mostrarem”.
AFONSO MACHADO “TEMOS UM GRUPO FANTÁSTICO”
“Temos um grupo fantástico a todos os níveis” foi assim que Afonso Machado, capitão de equipa dos Piratas de Creixomil comentou a conquista do título de Campeão Inter-Distrital.
Aquele jogador referiu ainda que “foram muitos os bons momentos que vivemos durante a época, mas para mim um dos momentos mais altos da equipa foi o jogo com o Vermoim onde demonstramos a nossa garra e união, que nos levou a acreditar cada vez mais na conquista”.
Afonso Machado lembrou que nem tudo foi fácil: “no início do campeonato tivemos algumas dificuldades em assimilar as ideias e ensinamentos do mister Júlio Graça. Limadas as arestas, com a qualidade e união deste fantástico grupo, fizemos exibições de grande nível que nos levou a conquistar o título”.
Agora vem aí a Taça Nacional: “esperamos jogos com um grau elevado de dificuldade, mas procuraremos dar o nosso melhor e vencer. Para isso contamos com o apoio do nosso público, aliás eles foram fundamentais na conquista do título. Para eles o nosso muito obrigado pelo apoio”.