CICLISMO

Iúri Leitão: “estou feliz por voltar a correr na estrada”

“Estou, sobretudo, feliz por voltar a correr na estrada, já lá vão muitos meses desde a última prova e vai ser muito bom poder voltar à estrada” foi assim que Iúri Leitão, ciclista de Viana do Castelo que alinha na Tavfer – Measindot – Mortágua, começou por abordar o arranque da época, marcada para o fim de semana.

O ciclista, Campeão da Europa de Pista em Scratch, parte para a nova temporada motivado e com vontade de “ajudar a equipa ao máximo e corresponder às expectativas dos diretores desportivos”.

A primeira prova é já no domingo – a Prova de Abertura – Região de Aveiro, pontuável para a Taça de Portugal – e Iúri Leitão garante que preparou-se bem… “o início de temporada é sempre uma incógnita, não sabemos bem o nosso estado de forma e como estão os adversários”, ainda assim “sinto que me preparei bem para o arranque de época e parto com bastante ambição para esta prova”.

“ESTÁGIOS CORREREM BEM”

De resto os últimos meses de treinos ficaram marcados pelos estágios da equipa e da Seleção Nacional de Pista: “os estágios correram bem, é importante manter o contacto com outros atletas sempre que possível. No caso da equipa, acho que é fundamental criarmos um espírito de equipa forte para que a união se reflita nas corridas. No caso da Seleção de Pista, é essencial manter uma rotina de trabalho técnico, para não perder o ‘hábito’”.

Adaptaste-te bem à equipa? “Sim, como já representei esta equipa há uns anos, por isso, não tive que me adaptar à forma da equipa trabalhar porque nada mudou. Quanto aos colegas de equipa, gostei muito de os conhecer e penso que temos um grupo bastante unido, empenhado e ambicioso esta época”.

“ONDE ME SINTO MELHOR A TREINAR É EM CASA (VIANA DO CASTELO)”

À parte os estágios, Iúri Leitão vai trabalhando por Viana do Castelo… “treino sempre em Viana, não há sítio que goste mais de treinar. Como disse, os estágios são importantes, mas onde eu me sinto melhor a treinar é em casa”.

Com a pré-época a terminar, que balanço fazes? “O balanço é muito positivo. Sinto que esta pré-época foi muito bem aproveitada e que estou preparado para começar a competição”.

Quanto a objetivos, Iúri Leitão é claro: “não tenho objetivos em concreto… por enquanto. Quero ajudar a equipa ao máximo e corresponder às expectativas dos diretores desportivos. O resto eu não quero pensar para já” e adiantou: “vou pensando prova a prova. Não gosto de pensar demasiado no que ainda não vai acontecer. Gosto de trabalhar ao máximo dia a dia e encarar uma competição de cada vez”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS