
Francisco Cardoso, da Academia Efapel de Ciclismo, e os vianenses Rodrigo Afonso e Simão Pedrosa, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, estiveram em grande plano na segunda etapa do 36.º Grande Prémio do Minho, que decorreu este sábado em Melgaço.
Na etapa, que teve partida e chegada ao centro de Melgaço e uma extensão de 94,1 quilómetros, Francisco Cardoso esteve na luta pela vitória, cortando a meta na terceira posição, atrás do seu colega de equipa Rodrigo Jesus, vencedor da edição de 2025, e do grande vencedor do dia, o espanhol Raul Cintas, da Eletromercantil.
Com este resultado, o ciclista de Barcelos ascendeu ao sétimo lugar, estando a 1.22m do Camisola Amarela, o neerlandês Sjoerd Spanjaard.
Simão Pedrosa voltou a fazer top 10 na etapa e manteve a Camisola Branca, de melhor ciclista ACM. O ciclista vianense ocupa o 13.º da Geral, a 1.24m do ciclista dos Países Baixos.
Rodrigo Afonso, Campeão Nacional de Cadetes de 2025, foi o vencedor da Meta dos 5Km, prémio destinado a atletas nacionais ou atletas estrangeiros que representem clubes do portugueses.
O ciclista de Viana do Castelo ocupa o terceiro lugar na Classificação ACM, com o mesmo tempo do seu colega de equipa.
Na etapa desta sexta-feira de destacar ainda Dimas Mota, da Picusa Academy, que andou na frente da corrida, venceu o Prémio de Montanha ao Km24.5, o segundo Sprint Especial (Km31.7) e foi tertceiro no primeiro (Km23). Dimas Mota, que se estreou na Europa com as cores da ACR Roriz, assumiu a Camisola Vermelha, de líder dos Sprints Especiais.
Dimas Mota subiu ainda ao quinto lugar da Geral, a 1.20m do Camisola Amarela.
No top20 da etapa ficou ainda Adrian Solies (Landeiro/Matinas/Matias&Araújo), enquanto o seu colega de equipa Rodrigo Abreu foi 22.º e o famalicense João Silva (Paredes/Reconco) foi 26.º.
Simão Trancoso (Paredes) foi 33.º, João Lazarini (Landeiro) 42.º e Leandro Martins (Efapel) fechou o top50.
A terceira etapa é já uma ‘habuitué’ do GP Minho e leva o pelotão Júnior a visitar 18 freguesia de Famalicão, numa etapa de 96,6 quilómetros entre o Parque da Devesa e Oliveira Santa Maria.





