A Subzone Academia de Tiro com Arco está a ultimar a preparação do III Torneio da República, prova que se realiza no próximo sábado, a partir das 9 horas, no Pavilhão Municipal de Monção.
O torneio de Tiro com Arco Indoor, que visa comemorar o dia 5 de Outubro de 1910 dia da Restauração da República, conta com alvos do tipo Las Vegas, muito utilizados em torneios internacionais com prémios pecuniários.
Para esta terceira edição a SATA conta já com mais atletas inscritos do que as anteriores edições, oriundos de diversos clubes espanhóis e portugueses, desde a A Coruña a Lisboa.
Anabela Lima, responsável da SATA, referiu que “nesta fase e tendo em conta que as inscrições ainda não estão fechadas, estamos a reunir o material necessário, aguardar a receção dos alvos Las Vegas, uma oferta de um dos nossos fornecedores habituais, assim como acordar o aluguer dos bastidores necessários para acolher para já 30 atletas inscritos, talvez venham a chegar mais inscrições entretanto”.
“Já contamos com mais atletas do que em edições anteriores, o que é francamente positivo, muitos atletas espanhóis, aliás foram os primeiros a inscrever-se, alguns já há dois meses para não perder a vaga”, disse aquela responsável.
Em que consiste esta prova? “É uma competição com alvos triplos Las Vegas, a 18 metros de distância, apenas nas divisões recurvo e composto, sem distinção de sexo nem escalões, com prémios pecuniários, o que atrai muitos atletas. Os vencedores do ano anterior foram convidados e aceitaram participar novamente e irão tentar assegurar o primeiro lugar do pódio”, referiu Anabela Lima, que adiantou que “no decorrer da prova, em quatro ocasiões, entre série de tiros, serão sorteados atletas que, se conseguirem a pontuação máxima à primeira flecha irão receber vales a descontar em material, uma oferta de outros dois fornecedores… uma forma de agradarmos aos participantes e publicitarmos também as empresas”.
Depois das qualificações “os melhores quatro arqueiros de cada divisão irão disputar as eliminatórias finais para determinarmos os três melhores arqueiros da prova, nas divisões recurvo e composto. Os seis arqueiros vencedores, além do prémio financeiro, recebem ainda um troféu, este ano com as cores da bandeira portuguesa, em alusão também ao dia que comemora: a Restauração da República”.
O que esperam desta terceira edição? “Esperamos que o o nosso Torneio da República saia reforçado, conseguindo, a cada edição atrair mais arqueiros e, na medida do possível, virmos a aumentar também o valor dos prémios”.





