A Academia Esacro esteve em grande destaque no All Dance Europe & Intercontinental, que decorreu na semana passada em Tarragona, Espanha. A equipa famalicense conquistou 13 medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, tendo sido reconhecida, ainda, com o prémio de ‘Melhores Coreógrafos’ do Evento.
Emídio Santos, diretor da Academia Esacro, considera que “o balanço não podia ser mais positivo” e garante mesmo que “superámos todas as expetativas com 13 troféus de ouro, dois de prata e um de bronze, num evento de altíssimo nível”.
“Cada coreografia apresentada refletiu meses de trabalho intenso, paixão e entrega total por parte dos nossos atletas e equipa técnica. O reconhecimento como ‘Melhores Coreógrafos’ do Evento foi a ‘cereja no topo do bolo’ – uma distinção que nos honra profundamente e que reforça a qualidade e a originalidade do nosso trabalho”, disse Emídio Santos, que adiantou que “sentimo-nos imensamente orgulhosos e continuaremos a apostar, fortemente, na formação de atletas de excelência, preparados para competir e brilhar ao mais alto nível”.
18 COREOGRAFIAS E 16 TROFÉUS
A Academia ESACRO apresentou-se no All Dance Europe & Intercontinental com 18 coreografias, conquistando 16 troféus… “Uma prestação que consolidou a Academia como um verdadeiro exemplo de excelência na dança acrobática internacional”.
No escalão Mini a Esacro conquistou duas medalhas de ouro. Na categoria Acrodance – Grupo Pequeno, composto por Benedita Azevedo, Benedita Reis, Carminho Faria, Carolina Silva, Leonor Simões, Mariana Sousa, Mariana Oliveira, Matilde Ribeiro, Pedro Pinto, Sara Pinheiro e Valentina Guimarães, a Esacro conquistou a medalha de ouro “com uma atuação dinâmica e tecnicamente irrepreensível. A coreografia ‘Dancing in the rain’ foi executada com garra e sincronismo” garante o clube famalicense.
Também na prova individual, a Esacro através de Sara Pinheiro arrecadou o troféu de ouro “com uma interpretação marcada pela expressividade e domínio técnico”.
Na Pré-Youth, categoria Acrodance – Grupo Grande, a ESACRO conquistou a medalha de ouro “com uma atuação poderosa e coreograficamente exigente”. O grupo foi composto por Ana Marques, Benedita Azevedo, Benedita Reis, Clara Tinoco, Carolina Gomes, Iara Moreira, Joana Marques, Leonor Costa, Leonor Simões, Maria Frutuoso, Maria Beatriz Santos, Maria Malvar, Mariana Sousa, Mariana Oliveira, Marta Pinheiro, Matilde Ribeiro, Pedro Pinto, Rita Almeida, Sara Pinheiro e Valentina Guimarães.
O Grupo Pequeno, composto por Ana Marques, Benedita Azevedo, Benedita Reis, Iara Moreira, Joana Marques, Maria Frutuoso, Maria Beatriz Santos, Maria Malvar e Pedro Pinto, também subiu ao lugar mais alto do pódio “com uma coreografia marcada pela intensidade e coesão”.
No dueto, “a química em palco entre Maria Beatriz Santos e Sara Pinheiro” garantiu mais um ouro para Portugal.
Nos solos, a Esacro teve mais duas subidas ao pódio. Carolina Gomes alcançou o ouro e Rita Almeida a prata.
Em Youth, na categoria Acrodance – Grupo Pequeno, a Esacro conquistou mais um ouro.
Subiram ao palco Ana Marques, Bárbara Afonso, Beatriz Cruz Santos, Carolina Gomes, Joana Marques, Maria Beatriz Santos, Maria Clara Silva, Maria Inês Sampaio, Mariana Machado,
Matilde Faria, Rita Almeida, Rita Soares e Sara Pinheiro.
No dueto, Inês Almeida e Bárbara Costa “demonstraram domínio absoluto e perfeita ligação em palco” arrecadando também o primeiro lugar.
A ESACRO dominou por completo na prova de solos. Beatriz Cruz Santos venceu, Bárbara Costa conquistou a prata e Maria Inês Almeida subiu ao terceiro lugar do pódio.
No escalão sénior, a ESACRO somou mais três vitórias “num nível técnico e artístico elevadíssimo”. Assim, Maria Rocha subiu ao mais alto lugar do pódio.
No dueto, Clarisse Alves e Ana Margarida Marques também arrecadaram o ouro e na categoria Acrodance – Grupo Pequeno, equipa composta por Bárbara Costa, Beatriz Santos, Catarina Navio, Inês Almeida, Inês Dias, Joana Marques, Luana Pereira, Maria Rocha, Marinha Silva, Mariana Machado e Rita Soares, garantiu a vitória “com uma atuação poderosa e muito bem construída”.
O Grupo Grande também esteve em destaque e garantiu o primeiro lugar. O grupo foi composto Ana Marques, Bárbara Costa, Beatriz Cruz Santos, Benedita Azevedo, Benedita Reis, Carolina Gomes, Carolina Silva, Iara Moreira, Inês Dias, Joana Marques, Leonor Costa, Leonor Simões, Luana Almeida, Luana Pereira, Maria Frutuoso, Maria Rocha, Maria Beatriz Santos, Clara Silva, Clarisse Alves, Inês Almeida, Maria Malvar, Mariana Machado, Mariana Sousa, Mariana Oliveira, Marinha Silva, Marta Pinheiro, Matilde Faria, Matilde Ribeiro, Pedro Pinto, Rita Almeida, Rita Soares, Sara Pinheiro e Valentina Guimarães.
PRÉMIO DE MELHORES COREÓGRAFOS DO ALL DANCE EUROPE&INTERCONTINENTAL
Para fechar com ‘chave de ouro’ esta sua participação no All Dance Europe & Intercontinental, a Esacro foi distinguida com o Prémio de Melhores Coreógrafos do Evento.
“O prestigiado prémio de Melhores Coreógrafos do Evento, atribuído à equipa técnica da Academia ESACRO, reconhece o notável trabalho criativo e técnico desenvolvido ao longo de meses de preparação. A distinção valoriza a originalidade, o impacto visual e a excelência das coreografias apresentadas em competição”.
Emídio Santos refere que “este resultado é o reflexo direto da dedicação incansável de todos os nossos atletas e da excelência da nossa equipa técnica. Esta conquista não é apenas um orgulho para a Esacro, mas também para o desporto e a Dança em Portugal. Continuaremos a trabalhar com paixão, exigência e compromisso para levar mais longe o nome da nossa Academia e do nosso país”.
Na hora de festejar, o diretor da Esacro fez questão de “deixar uma palavra de profundo agradecimento às famílias, que confiam e apoiam diariamente este percurso exigente dos nossos jovens, e ao Município de Vila Nova de Famalicão, em particular ao seu presidente, Mário Passos, pelo apoio contínuo, pela valorização do talento local e pelo incentivo ao desenvolvimento artístico e desportivo, essencial para que possamos representar Portugal ao mais alto nível”.
De referir que a equipa técnica da Esacro é composta por Emídio Santos, Liliana Santos, Maria João Brás e Vítor Oliveira.