
“É uma sensação muito gratificante, uma grande alegria fruto de muito trabalho e, sem dúvida, um sentimento de orgulho e gratidão por todas as atletas” foi desta forma que Beatriz Vilaça, treinadora do SC Braga, comentou a conquista do título de Campeã Nacional da II Divisão de Cadetes femininas, que decorreu no fim de semana em Barcelos.
O conjunto bracarense já tinha garantido a subida à I Divisão (Divisão A) e mostrou-se superior da Fase Final do ‘Nacional’ da II Divisão, vencendo todos os jogos que disputou.
Beatriz Vilaça considera que “cada jogo teve a sua história e os seus desafios. Foi uma Fase Final intensa e com momentos de grande exigência” e adiantou que “no fim, o mais importante foi a capacidade da equipa se superar, manter a união e acreditar até ao último minuto”.
Como foi gerir as emoções das atletas no último jogo depois de vencerem os dois sets e garantirem o título? “O título já estava garantido, mas existia o desejo de encerrar a Fase Final da melhor maneira. Não foi difícil de gerir, desde o primeiro jogo que estávamos todas juntas com o foco no mesmo e nada alterou com a conquista dos dois sets necessários para garantir o título”, disse Beatriz Vilaça.
O SC Braga tem agora pela frente outra Fase Final, a do Campeonato Regional de Cadetes da Associação de Voleibol de Braga, por isso “vamos continuar a treinar. A Fase Final é de seis a oito de junho e até lá ainda temos muito trabalhinho, muito a melhorar”.