Grupo Desportivo André Soares e Famalicense encontram-se este sábado, a partir das 18.30 horas, no Pavilhão da esc. André Soares, na final da Taça Associação de Basquetebol de Braga em Sub-18 masculinos.
Em campo vão estar duas equipas que fizeram uma fase regular quase imaculada. O GDAS, que terminou em primeiro perdeu um jogo, no recinto do Famalicense por 59-53. O conjunto treinado por Inês Almeida perdeu o jogo realizado no recinto do GDAS por 51-28.
TIAGO ANES: “VAI SER UM JOGO MUITO RENHIDO”
Em Braga o jogo está a ser encarado “com otimismo e muita seriedade”, como referiu o treinador Tiago Anes, que salientou que “os jogos com o Famalicense são imprevisíveis” e lembrou que “no primeiro jogo com o Famalicense nesta prova tivemos uma vitória confortável, mas no segundo estivemos na disputado do jogo, mas perdemos”.
Afirmando que “nada está decidido”, Tiago Anes considera que “vai ser um jogo muito renhido, muito equilibrado, vai ser ponto a ponto”.
Como sentiu o grupo esta semana? “A equipa trabalhou bem, de forma empenhada. É normal que estejam um pouco nervosos, mas isso até é bom porque os obriga a estar mais concentrados”.
Qual pode ser a vantagem do GDAS? “Em campo vão estar duas equipas que primam pelo jogo interior e penso que será por aí que se vai decidir o jogo”, referiu o treinador do GDAS, para quem o fator casa “pode ser um ponto a favor, conhecemos bem o recinto, temos o apoio do nosso público…”.
Era importante conquistar esta Taça? “Para os miúdos sim. Este é um grupo composto por atletas na sua maioria de primeiro ano e conquistar uma Taça seria o resultado do trabalho que estiveram a fazer até aqui”.
RODRIGO DIAS: “ACABAR A ÉPOCA A LEVANTAR A TAÇA”
O Famalicense parte “confiante e ambicioso” para a final da Taça ABB. Rodrigo Dias, ‘capitão’ do Famalicense, confessa que a equipa “quer terminar a época a levantar esta Taça”.
O ‘capitão’ dos famalicense referiu que “estamos na final da Taça ABB depois de uma época de altos e baixos, mas conseguimos cá chegar. Sentimos que estamos a evoluir ao longo do tempo e que cada vez mais nos estamos a tornar uma verdadeira equipa, com objetivos e ambições”.
Considerando que “todos os treinos foram um passo importante na nossa caminhada e a motivação vinda de dentro deu-nos muito mais força”, Rodrigo Dias salientou que “a vontade de mostrarmos que somos capazes e o amor que temos pelo nosso clube mostrou-nos que nós também conseguimos realizar as metas que fomos propondo ao longo da época, tanto metas coletivas, como individuais… Estarmos nesta final hoje foi um conjunto de ambas”.
Para o jogador famalicense “a vinda a esta final foi muito mais do que ganhar jogos e evoluirmos em campo, mas também fora dele. Estamos realizados com o trabalho que temos vindo a fazer nesta época, sem dúvida, que queremos terminá-la a ser Campeões. Temos humildade para saber de onde vimos, mas sabemos a forma como nos temos entregado em campo, sabendo o quão prontos estamos para o último desafio que nos espera no sábado, e acho que a escolha que todos fazem é acabar a época a levantar esta Taça”.
PROGRAMA
Masculinos
Sábado
Sub-18, Pavilhão da Esc. André Soares
18.30h: GDAS – Famalicense
Final Four Sub-16, Pavilhão da Esc. Sec. Barcelos
16.30h: BC Barcelos – GDAS B
18.30h: Esposende BC – GDAS A
Final Four Sub-14, Pavilhão CD Vale São Cosme
15h: Maria Fonte – Esposende BC
17h: FamaBasket – SC Braga
Domingo
Sub-16
17h: Final
Sub-14
10h: Final
Feminino
Domingo
Sub-16 – Pavilhão da Es. Sec. Barcelos
14.30h: ATC – GDAS
Sub-14 – Pavilhão Municipal de Famalicão
10.30h: Famalicense – GDAS
