
Alberto Amaral, a representar a Brinox Cycling Team, foi o grande vencedor do Granfondo Coimbra Region e garantiu, pelo quarto ano consecutivo (no atual sistema), o apuramento para o Mundial UCI Gran Fondo, que se realiza de 16 a 19 de outubro em Victoria, Austrália.
Alberto Amaral venceu o Contrarrelógio Individual de 20.2 quilómetros e a prova de Fundo, com uma extensão de 148 quilómetros e 1548mt de desnível acumulado.
O Campeão Nacional de Contrarrelógio percorreu os 20.2 quilómetros em 27:23 minutos, deixando o segundo classificado a mais de um minutos.
O ciclista de Arcos de Valdevez venceu ainda a prova de Fundo com o tempo de 3:52:41 horas, gastando menos cinco minutos que o segundo classificado.
Alberto Amaral referiu que o Contrarrelógio “foram 20kms totalmente planos, bom percurso para especialistas em Contrarrelógio. Correu tudo bem, mais ou menos como o esperado, sem contratempos e deu para ganhar a Camisola e, claro, o apuramento para o Mundial”.
Já sobre a segunda corrida afirmou que “a prova de Fundo, com 148 quilómetros, teve um percurso bastante plano com algumas subidas, mas com muito vento. Comecei mal porque na partida quando vou colocar um andamento mais pesado o desviador traseiro não estava a funcionar. Não tive outra alternativa se não parar e ver o que se passava. Retirei a bateria, coloquei de novo e problema resolvido. O pior foi correr atrás do prejuízo e chegar ao pelotão da frente” e adiantou que “consegui colar ao km 15 e a partir daí correu tudo bem e deu para ganhar”.
Este é o quarto apuramento consecutivo de Alberto Amaral no atual sistema… “Antes não existiam prova de apuramento em Portugal, era preciso ir correr ao estrangeiro para conseguir apuramento, ou ser Campeão Nacional. Era no Campeonato Nacional que eu era apurado para o Mundial porque os campeões nacionais têm acesso direto ao Mundial”.
O primeiro objetivo da época está alcançado para Alberto Amaral, que agora se vai focar na Taça de Portugal, que arranca já no fim de semana com duas provas (Ourique e Castro Verde) e Campeonato Nacional de Master, marcado para 21 e 22 de junho.
CLASSIFICAÇÃO
Masculinos
Prova de Fundo
Master 55-59
1.º Alberto Amaral (Brinox)
Master 35-39
2.º Diogo Silva (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent)
Femininos
Elites 19-34
2.º Flávia Lopes (Brinox)
CRI
Masculinos
Master 55-59
1.º Alberto Amaral (Brinox)
60-64
4.º Aparício Coutinho (Brinox)
Femininos
50-54
1.º Rosa Marques (AC Alto Minho)
45-49
2.º Benedita Martins (AC Alto Minho)
35-39
3.º Liliana Silva (Brinox)
Elites
2.º Daniela Boas (Brinox