“O Team El Comandante esta vivo e a crescer de ano para ano”, disse Ricardo Ribas, responsável pelo projeto de Atletismo de Guimarães, no arranque para mais uma época desportiva.
O conjunto vimaranense volta a ser bater novo recorde de inscrições, este ano conta com 175 atletas inscritos, sendo o clube da Associação de Atletismo de Braga com mais atletas e mostra-se ambicioso para 2024/25, época em que se estreia com equipas completas em Juniores e Juvenis masculinos.
Ricardo Ribas refere que “o Team El Comandante está bem vivo e continua a crescer de ano após ano. Na época passada tinha 156 atletas filiados e este ano vai aumentar para um número acima dos 175 atletas, continuando a ser o clube da AaBraga, uma das mais poderosas do país, com mais atletas filiados” e adiantou que “não recebemos nenhum prémio por isso, mas é sinal de que estamos a fazer o nosso caminho, os atletas sentem-se bem aqui, sentem a camisola do clube, absorvem a história da camisola e isso para mim o mais importante”.
Sobre a competição e a competitividade na Associação de Atletismo de Braga, o responsável do Team El Comandante afirmou que “a competitividade em Seniores e Masters masculinos está ao rubro e muito me orgulho disso mesmo, pois o Team El Comandante veio mexer e muito com isso” e lembrou que “ não há muito tempo ninguém ligava aos ‘Regionais’ de Estrada e de Corta-Mato e, neste momento, graças a Deus estão-se a tornar em verdadeiros ‘Campeonatos do Mundo’, o que é muito bom para o Atletismo Regional”.
“NÃO VOU ENTRAR EM LOUCURAS”
Para a nova época, o Team El Comandante acabou por perder alguns elementos… “Perdemos o nosso melhor homem, Nuno Costa. Fico muito feliz por ele, poderia ficar triste, mas não. Fico feliz por ele, vai para um projeto que lhe dá outras condições que nós não conseguimos dar. Se na próxima época outros seguirem o mesmo caminho fico feliz é sinal de que se valorizaram aqui”.
Ricardo Ribas garante que “não vou perder a cabeça, não vou entrar em loucuras, o projeto Team El Comandante tem uma linha e não me vou desviar um milímetro. Vamos lutar com a ‘prata da casa’ em todas as frentes e tudo aquilo que conseguirmos será excelente, pois não temos de justificar nada a ninguém”.
Quanto ao sector feminino “estamos mais fortes ainda com a vinda de Paula Marques e Telma Pinho, atletas que treinam comigo. Não saiu ninguém e vamos lutar por tudo aquilo que temos alcançado nos últimos anos, se não conseguirmos somos Team El Comandante na mesma”.
“VAMOS TER PELA PRIMEIRA VEZ EQUIPAS COMPLETAS DE JUNIORES E JUVENIS”
Para a nova época o Team El Comandante vai crescer e não apenas em número de atletas… “Vamos ter pela primeira vez equipas completas de Juniores e Juvenis masculinos, o que é fantástico para eles e para o clube. Temos o André Barbosa, atleta de Seleção Nacional, muito talentoso a liderar os Juniores e Leonardo Oliveira a liderar os Juvenis”.
“Estou a tentar fazer uma aposta de baixo para cima, com os pés assentes no chão e com ambição que daqui a quatro ou cinco anos estejam num patamar muito mais alto em clubes de outra dimensão a nível nacional. A Dulce Félix na Escola de Atletismo com o treinador Diogo Mendes estão a fazer um trabalho extraordinário com a Formação, que está a crescer cada vez, temos um plano para esta época e acredito que vamos duplicar a Escolinha de Atletismo”.
As equipas estão completas… ou no Team El Comandante as portas estão sempre abertas? “O Team El Comandante tem uma linha que não prescinde, tem que treinar com o treinador do clube, o que é uma vantagem… Poderá ser uma desvantagem a nível competitivo, mas não nos vamos desviar um milímetro. Todos queremos que o clube ano após ano continue a crescer dentro das suas possibilidades”.
AMBICIOSOS PARA A NOVA ÉPOCA
Qual o grande objetivo da época? “Colocar as nossas equipas Juvenis e Juniores a lutar pelos títulos coletivos a nível Regional e dar-lhes a oportunidade de irem aos ‘Nacionais’ ganhar experiência com os melhores de Portugal, sendo que o André Barbosa é um candidato aos lugares cimeiros a nível nacional. Vamos tentar colocar, novamente, o Leonardo Oliveira na Seleção e o André Barbosa também”, disse Ricardo Ribas, que adiantou: “nos masculinos vamos dar o nosso melhor para lutar pelos pódios ‘Regionais’ e tentar nos ‘Nacionais’ fazer boa figura. Nos femininos não nos vamos esconder, vamos tentar o melhor possível como tem acontecido nos últimos anos”.