Gonçalo Costa, ciclista de Famalicão que alinha na Academia Efapel de Ciclismo, assumiu a Camisola Amarela do 14.º Grande Prémio Alves Barbosa, prova de Cadetes que arrancou esta tarde em Montemor-o-Velho com um Contrarrelógio Individual de 10,5 quilómetros.
Gonçalo Costa, Campeão Nacional de CRI, fez a prova em 14:21 minutos, garantindo o melhor tempo do dia e a liderança do ‘Alves Barbosa’, prova que venceu no ano passado.
Na segunda posição ficou Dimas Motas, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, que gastou mais seis segundos que o ciclista de Famalicão. Na terceira posição ficou Afonso Monte (Efapel).
Afonso Silva, Campeão Nacional de Fundo da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, fez o quarto melhor tempo do CRI, ao percorrer os 10,5 quilómetros em 14:31m, o que lhe permitiu assumir a Camisola Branca, de líder da Juventude.
No top20 da primeira etapa da última grande prova Nacional de Cadetes ficaram ainda Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época), que é segundo na Classificação da Juventude, e Eduardo Coelho (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).
Rodrigo Abreu, ciclista da Landeiro/KTM/Matias&Araújo que domingo se sagrou Campeão do Minho, foi 22.º, Rodrigo Afonso (Tensai/Sambiental/Santa Marta/AC Viseu) foi 25.º e Francisco Macedo (ACR Roriz) 26.º.
No top40 ficou Simão Pedrosa (Tensai) e Raul Faria (ACR Roriz), enquanto o famalicense João Silva (Paredes-Fortunna) alcançou o 44.º lugar, Rodrigo Brito (CC Barcelos) foi 50.º, Simão Trancoso (Tensai) o 55.º, Rui Sabino (Efapel) terminou no 56.º e o seu colega de equipa, Leandro Martins foi 61.º.
João Lazarini (ACR Roriz) foi 62.º, Afonso Serra (CC Barcelos) o 68.º e Dinis Marques (CC Barcelos) o 74.º lugar.
David Duarte e Lucas Santos (CC Barcelos), Vicente Cardoso e Tiago Vieira (Tensai) terminaram no top100.
Por equipas a Academia Efapel de Ciclismo foi a vencedora ao colocar três ciclistas no top10 com o tempo de 43:28m. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo ocupa a segunda posição a 24s depois de ter colocado dois ciclistas no top5. A Tensai/Sambiental/Santa Marta-SC Viseu foi nono, com o tempo de 46:21m, enquanto o CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época alcançou o 10.º lugar entre as 18 equipas presentes.
O GP Alves Barbosa prossegue este sábado com a realização da primeira etapa em Linha, uma tirada de 75 quilómetros que liga Montemor-o-Velho a Águeda. Pelo meio o pelotão de Cadetes vai encontrar duas contagens de Montanha, que se situam nos últimos 25 quilómetros e que podem fazer uma primeira seleção.