O SC Braga defronta esta tarde, a partir das 18 horas, o Castêlo da Maia, no jogo de abertura da Fase Final do Campeonato Nacional de Infantis femininos de Voleibol, que decorre até domingo no Pavilhão AMCO Arena, em Braga.
José Bastos, treinador do SC Braga, encara o jogo com otimismo e lembra que “quem quiser ser Campeão Nacional terá de vencer os três jogos”, quanto ao primeiro adversário refere que “parte com a maior dose de favoritismo, pois foi Campeão Nacional de Minis na época passada, é o Campeão Regional da APV e terminou a fase regular do ‘Nacional’ sem derrotas. Vai ser um jogo complicado, mas vamos dar o nosso melhor e tudo o que vier será bom”.
Quais os grandes objetivos para esta Fase Final? “Estando numa Fase Final todas as equipas partem com o mesmo objetivo, que é ganhar e conquistar o título. Claro que para umas equipas será mais complicado do que para outras, mas todas aspiram à vitória”, disse José Bastos, que adiantou que “no fundo o mais importante é que elas se divirtam e levam daqui uma experiência positiva”.
Afirmando que “foi importante chegar a esta fase, pois demonstra bem o valor e o potencial desta equipa”, José Bastos considera que “agora é esperar que tenham uma experiência positiva… mais que os resultados, a experiência é que é importante e que as vai marcar para a vida”.
O facto da Final8 ser em Braga joga a favor do SC Braga? “Jogar em casa… é relativo e pode pesar das duas formas. É positivo porque é a nossa casa, vamos sentir, com toda a certeza, mais apoio. Elas vão ter mais gente a puxar por elas. Mas também pode ser contraproducente porque elas são muito novas, instáveis e o facto de saberem que estão a ser observadas pode desestabilizá-las”.
“Agora claro que temos de olhar para o lado positivo, vamos jogar em nossa casa, num pavilhão novo e isso tornará, com certeza, a experiência muito melhor, que ficará para a vida de cada uma delas. Para a experiência ser ainda melhor era ter o pavilhão cheio em todos os jogos…”.
O que pediu o treinador às atletas para esta Final8? “Principalmente tranquilidade. Não estamos à espera ou condicionados pelos resultados para fazer um balanço muito positivo da época. Já é muito positivo termos chegado aqui e independentemente do que acontecer nesta Fase Final, estarei sempre orgulhoso do trajeto e da evolução delas. Agora é aproveitar porque não é todos os dias que se está numa Fase Final”.
Como as tem sentido? “Noto alguma ansiedade, o que é normal. É a primeira experiência delas a este nível e elas, mais do que ninguém, as querem ganhar”.
PROGRAMA DE JOGOS
Dia 14
18h; Castêlo Maia – SC Braga
Benfica – Lusófona
20.30h: Pelamora SC – Leixões
Esmoriz -CA Madalena