José Lourenço, da SPAC, aponta ao pódio no Campeonato Nacional de Maratonas BTT (XCM), que se realiza domingo em Ansião.
O ciclista de Ponte de Lima, Vice-Campeão da Europa em 2023, vai competir em Master 35 e garante que “vou dar o meu melhor”.
“O objetivo para o Campeonato Nacional passa por um lugar no pódio”, disse José Lourenço, que o ano passado foi terceiro em Castro Daire, depois de quatro anos consecutivos a envergar a Camisola de Campeão Nacional.
José Lourenço explica que “sofri uma lesão em dezembro, o que me deixou parado um mês e limitou a minha preparação. A disponibilidade também não é a mesma”, mas salientou que “sinto que estou bem para poder dar o meu melhor”.
Quanto ao percurso… “gosto de provas longas embora o percurso tenha muitos singletrack, o que faz quebrar muito o ritmo e seja impossível fazer ultrapassagens. Em alguns casos até é bastante difícil de circular, mas as no geral é um percurso bastante exigente e bonito”.
Em termos de equipa quais serão as principais armas e ambições? “Temos algumas baixas entre lesões e doenças. Com essas baixas fica mais difícil lutar pelo um lugar no pódio por equipas”, disse José Lourenço, que confessa que “nestes últimos anos tem sido difícil a nível coletivo”.