O Grupo Desportivo André Soares bateu, no fim de semana, o INEDSPORT, por 66-72, naquele que era o jogo grande da oitava jornada do Campeonato Nacional da II Divisão masculina de Basquetebol e mantém-se na liderança da Série B.
A equipa treinada Carlos Gonçalves continua assim a sua caminhada, quase imaculada, pela subida ao ‘Nacional’ da I Divisão.
No domingo, o GDAS teve pela frente o então segundo classificado, equipa que ainda aspirava à subida. O jogo não foi fácil e a equipa bracarense chegou ao intervalo a perder por 30-27.
No segundo tempo, o GDAS entrou forte e ganhou o terceiro quarto por 10-24. O INEDSPORT ainda reagiu, mas a equipa de Carlos Gonçalves controlou as operações e apesar de perder por 26-21, garantiu a vitória no jogo.
CARLOS GONÇALVES: “JÁ DOBRAMOS A MONTANHA, MAS AINDA NÃO CHEGAMOS À META”
Carlos Gonçalves parte para reta final da segunda fase – faltam disputar dois jogos – satisfeito com o trabalho da equipa, mas alerta: “estamos quase, mas ainda não conseguimos a subida”.
O grande objetivo da época pode ser assegurado já na próxima jornada…para isso o GDAS tem de vencer a Ovarense e esperar que o INEDSPORT vença o Illiabum. Caso a equipa do Porto não vença… a decisão final fica marcada para a próxima semana e opõe o GDAS ao Illiabum.
“Nós já dobramos a montanha, mas ainda não chegamos à meta” referiu Carlos Gonçalves que garante que “o trabalho continua sempre com a mesma entrega, empenho e dedicação. As nossas atenções estão viradas para o jogo do próximo fim de semana, que é, neste momento, o mais importante”.
Como tem sido trabalhar sobre esta pressão? “Tivemos jogos onde a carga emocional e a responsabilidade que este grupo sente condicionou a nossa prestação. A responsabilidade da subida num grupo tão novo, de atletas, absolutamente, amadores, pesou em alguns jogos…e aí fomos o nosso maior adversário”, disse Carlos Gonçalves.
Agora “é trabalhar e ir com tudo para a reta final do campeonato. O jogo mais importante é sempre o próximo e vamos prepará-lo com todo o cuidado, mas acreditando sempre”.
“QUEREMOS MUITO A SUBIDA… O GRUPO MERECE, TRABALHA E SACRIFÍCA-SE POR ESSA META”
Afirmando que “ainda não está lá, mas estamos mais perto”, Carlos Gonçalves referiu que “queremos muito a subida porque este grupo merece, trabalha e sacrifica-se por essa meta. Mas também queremos subir pela nossa Formação, para que possam ter oportunidade de ter uma equipa de Sub-23 para competir e desenvolverem-se cada vez mais” e adiantou: “e também para este clube e para aqueles que ao longo destes anos trabalham na sombra e garantiram o crescimento sustentável deste projeto de formação de Homens… e eles e, especialmente, elas sabem quem são. É com este espírito que vamos encarar os dois jogos restantes desta fase”.
Qual vai ser o principal trabalho do treinador esta semana? “Manter o grupo tranquilo e consciente do seu potencial”, afirmou o treinador do GDAS, que salientou que “porque humildade e vontade de trabalhar tem de sobra. Nunca foi tão fácil treinar uma equipa de Seniores. O interesse do grupo sobrepôs-se ao interesse individual com uma naturalidade fora do normal. ‘Todos por um’ funciona mesmo… E jogar na nossa casa, com os nossos é uma motivação extra que se sente”.
Cuidados a ter com a Ovarense? “Eles têm um jogo interior muito forte e experiente, de níveis superiores e um ritmo de jogo elevado. Precisamos de boa atitude defensiva”.