“O balanço é muito positivo… foram dois dias muito intensos, com muito bons resultados”, disse Rafael Ribas, treinador da Escola Desportiva de Viana, sobre a participação da sua equipa no Meeting Internacional de Felgueiras, que se realizou no fim de semana.
A equipa de Viana do Castelo, que na Classificação Coletiva terminou no top10 e foi quinto na Estatística de Medalhas nas duas categorias, sai de Felgueiras com seis medalhas de ouro e cinco de bronze.
Para além dos resultados, Rafael Ribas salienta os “quatro recordes nacionais de piscina curta Seniores e Absolutos nos 50 e 100m Bruços da Ana Rodrigues, bem como oito recordes regionais (Ana Rodrigues, Filipe Laranjo e Beatriz Pereira).
No final “foram mais de 32 recordes pessoais, quatro recordes do Meeting e o segundo lugar na Melhor Performance Feminina Absoluta, com 827 pontos”.
Quanto ao futuro, Rafael Ribas sabe que há ainda muito por e para fazer… “Atualmente, a equipa Absoluta da EDV (Juvenis, Juniores e Seniores), que treina diariamente, é composta por 12 elementos. Destes 12 elementos, sete têm tempos para participar em Campeonatos Nacionais, e destes sete atletas (todos finalistas no Nacional), quatro estão integrados na Seleção Nacional (Pré-Júnior, Júnior e Sénior)”, lembra Rafael Ribas, que tem uma visão muito própria do treino e dos atletas: “a visão que defendo e reflito no meu programa é a adaptação do tipo de treino ao atleta e não a adaptação do atleta ao tipo de treino implementado”.
Que desafios te colocaram eles com os resultados obtidos até aqui? “Normalmente os desafios são lançados por mim aos atletas. Ainda tenho uma boa lista por lhes revelar, mas cada um a seu tempo, de forma sólida e progressiva”.
De referir que ED Viana tem agora três atletas nas Seleções Nacionais de Pré-Júnior e Júnior, que vão participar no Dual Meet Andaluzia Portugal, que se realiza entre os dias 26 e 28 de abril em Málaga, Espanha.
Beatriz Pereira vai representar a Seleção Pré-Júnior, enquanto Inês Amorim e Filipe Laranjo representam a Seleção Júnior.