João José Azevedo, ciclista de Famalicão que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, subiu ao pódio no 3.º BTT XCO Trilhos Cónegos, prova que encerrou o Campeonato do Minho de BTT XCO.
O ciclista famalicense percorreu as sete voltas do percurso em1:31:50 horas, alcançando a terceira posição, numa prova ganha pelo seu colega de equipa Rui Ferreira, que garantiu a revalidação do título de Campeão do Minho em BTT XCO em Elites. Tiago Alves, que tinha vencido as duas últimas provas e relançado a luta pelo título, foi segundo e sagrou-se Vice-Campeão.
João José Azevedo, que conquistou o seu primeiro pódio este ano, referiu que “a prova correu bem. Fiz uma corrida a pensar em cometer menos erros possíveis para atingir pódio e sem arriscar muito”.
“Estou muito contente que o trabalho tenha dado frutos e ter alcançado este resultado que procurava há muitos anos”.
Foi um bom teste para a última etapa da Taça de Portugal? “Sim. Acredito que me preparou bem para Avis”, disse João José Azevedo, que referiu que “Avis é uma pista bem durinha. Com subidas longas. A de Moreira Cónegos a nível de técnica estava boa para Regional, mas com dificuldade acrescida devido ao terreno molhado”.
Quanto aos objetivos para a Taça de Portugal, João José Azevedo referiu que “vou tentar acabar no top30 e terminar na Volta do vencedor”.
Que balanço fazes deste Campeonato do Minho? “Podia ter corrido melhor. Queria ter terminado top 4, mas alguns erros em certas corridas não levaram a que atingisse esse objetivo, mas termino no top5, que era objetivo secundário”.
RUI FERREIRA CAMPEÃO DO MINHO
Rui Ferreira foi o vencedor da prova de Moreira de Cónegos e garantiu a vitória no Campeonato do Minho.
Rui Ferreira assumiu a corrida desde o princípio e foi aumentando a vantagem com o passar das voltas, terminando a prova na primeira posição com o tempo de 1:20:31 horas.
Com esta vitória Rui Ferreira revalidou a Camisola de Campeão do Minho. No final da corrida o atleta de Valongo referiu que “esta era uma prova importante para revalidar o título. Precisava de fazer uma boa prova porque as duas últimas não correram como queria. Situações estratégicas ao longo da época tornaram as duas últimas provas difíceis para mim. Neste último bloco da época senti-me melhor e consegui uma vitória incontestável”.
Balanço deste Campeonato do Minho? “É um balanço positivo. Só falhei o pódio numa corrida, em que apareceram atletas de nível Nacional. Consegui três vitórias e, portanto, o balanço é bastante positivo”.
NUNO MESQUITA EM QUARTO
Nuno Mesquita, famalicense do Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling, alcançou a quarta posição na prova de Moreira de Cónegos, terminando o Campeonato do Minho na mesma posição.
César Oliveira (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi sexto e o seu colega de equipa Nélson Sá terminou em sétimo.