A festa do Hóquei em Patins está de regresso a Braga com a realização do VI Torneio Internacional Bracara Augusta, torneio organizado pelo Hóquei de Braga que se vai realizar de quinta-feira a domingo no Pavilhão de Sequeira.
Durante quatro dias vão estar em ação 20 equipas de 10 clubes e cinco escalões diferente. Mais de duas centenas de atletas vão elevar ao mais alto nível o Hóquei em Patins de Formação.
PATINAGEM ARTÍSTICA COM ATUAÇÕES DURANTE O TORNEIO
Para Vítor Silva, coordenador da Formação do HC Braga, este “é, com certeza, o maior torneio organizado pelo clube, um torneio que conta com a presença de todos os escalões do HC Braga, e que pretende ser uma autêntica festa do Hóquei em Patins”.
Em prova para além do HC Braga vão estar o (Óquei de Barcelos, Famalicense, Juv, Viana, Riba d’Ave e EDV, bem como o clube espanhol do Oleiros CH e clubes com historial na modalidade como Inf. Sagres, FC Porto e HC Maia.
Para animar estes quatros dias, o HC Braga conta ainda com a participação da equipa de Patinagem Artística, que irá fazer demonstrações durantes o torneio.
Vítor Silva salientou que “as exigências da direção para a realização do torneio passaram por alguns vetores importantes: não deixar nenhum escalão para trás – e todos os escalões do HC Braga participam no torneio –, procurar que fosse internacional – e contamos com o Oleiros HC, que traz cinco equipas –, e que fosse diversificado – contamos com a presença de várias equipas do Minho e do norte do país”.
Outro dos pedidos foi que “incluísse a Patinagem Artística no torneio e vamos ter momentos de atuação da Patinagem Artística”.
Vítor Silva confessa que “tem sido um trabalho duro preparar este torneio, mas acredito que no final todos vão sair satisfeitos porque serão quatro dias de puro Hóquei em Patins”.
“QUEREMOS DAR A CONHECER O NOSSO TRABALHO… E CHAMAR ATLETAS PARA O HÓQUEI EM PATINS”
Qual é o grande objetivo deste torneio? “Em primeiro dar tempo competitivo às equipas, aos nossos jogadores. Queremos dar a conhecer o nosso trabalho, o que estamos a fazer na Formação do HC Braga”, disse Vítor Silva, que salientou que “esta é também uma forma de tentarmos captar mais jovens para a modalidade. Depois do período difícil que atravessamos com a pandemia, estamos a tentar recuperar a modalidade, o número de atletas e penso que está é uma boa forma de o fazermos”.
“QUE SEJA UM GRANDE MOMENTO DE HÓQUEI EM PATINS…”
Quanto a expetativas… “Que seja um grande momento de Hóquei em Patins, de confraternização de todos os atletas, de aprendizagem, sempre norteados pelo espírito de fair-play e desportivismo. Este é o primeiro momento de competição de uma época que se prevê complicada, sobretudo, porque será longa. Mas estamos muito felizes e motivados para regressar à competição”.
No lançamento do VI Torneio Internacional Bracara Augusta, Vítor Silva fez questão de agradecer “à Câmara Municipal de Braga, sem o seu apoio não seria possível organizar o torneio; à Junta de Freguesia de Sequeira, que muito nos tem ajudado” e ainda “aos pais, sem eles não era possível avançar com este torneio. São eles que vão fazer o trabalho de logística e acompanhamento das equipas espanholas”.