A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi a grande vencedora na categoria de Escolas do 46.º Circuito de Santa Marta de Portuzelo, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada.
A equipa de Barcelos, que participou nas quatro categorias, somou 11 pontos e garantiu a subida ao mais alto lugar do pódio, repetindo a vitória conseguida no sábado em Rendufe.
Em destaque estiveram ainda o CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época, que fez terceiro lugar, participando em três categorias.
A Tensai/Sambiental/Santa Marta termina a prova com duas vitórias nas duas categorias em que participou (Juvenis e Iniciados) e alcançou o quarto lugar por equipas.
Em termos coletivos de salientar ainda o sexto lugar do Rendufe FC/Intermaché Amares, que participou em duas categorias, e ficou atrás do União Ciclismo da Trofa.
SIMÃO PEDROSA E DUARTE PEDROSA DÃO VITÓRIAS À TENSAI
Em termos individuais, as atenções vão para as vitórias dos atletas da Tensai Simão Pedrosa em Juvenis e Duarte Pedrosa em Iniciados.
Em Juvenis, Simão Pedrosa, a correr em casa, foi o mais forte no sprint final e levou ao rubro todos quantos estavam na meta.
Francisco Cardoso (CC Barcelos) foi terceiro, Gonçalo Correia (ACR Roriz) terminou em quarto lugar e Hugo Santos (CC Barcelos) foi quinto.
No top 10, com direito a subir ao pódio, ficaram ainda José Gomes e Francisco Macedo (ACR Roriz), Rodrigo Assunção (CC Barcelos) e André Vieira (Rendufe FC).
Em femininos, Marta Esteves (Tensai) subiu ao terceiro lugar do pódio).
Em Iniciados, Duarte Pedrosa fez o melhor tempo no cômputo das duas provas (destreza e linha). O seu colega de equipa, Fábio Fernandes, foi terceiro, Gabriel Cardoso (ACR Roriz) quarto e Afonso Moreira (Tensai) quinto.
SAMUEL GOMES SEGUNDO EM INFANTIS
Em Infantis, Samuel Gomes (ACR Roriz) alcançou a segunda posição, ficando a escassos segundos do vencedor Martim Quitério (CCM).
Tiago Carvalho (ACR Roriz) foi sexto, enquanto Rodrigo Lopes e Duarte Marques (CC Barcelos) terminaram nos lugares imediatos.
Em femininos, Mariana Peixoto (ACR Roriz) venceu, sendo acompanhada nos primeiros lugares do pódio pelas suas colegas de equipa Matilde Fernandes e Matilde Vale.
Em Pupilos/Benjamins Rodrigo Macedo (ACR Roriz) venceu e o seu colega de equipa Afonso Correia foi segundo.
ANTÓNIO ANTUNES: “APROVEITAMOS PARA TRAZER A FESTA DO CICLISMO A SANTA MARTA”
António Antunes, responsável Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, estava bastante satisfeito com a forma como correu a prova…e refere que “no fundo esta prova serve para mostrar à comunidade o trabalho que desenvolvemos com os miúdos ao longo do ano” e adiantou que “ao mesmo tempo aproveitamos para trazer a festa do Ciclismo aqui a Santa Marta, que é uma freguesia que gosta de Ciclismo, respira Ciclismo e tem orgulho no clube que tem. Nós fazemos a nossa parte, formamos jovens e mostramos aqui o trabalho que estamos a desenvolver com eles”.
O dia não podia ter corrido melhor para a equipa da casa… “Conseguimos três vitórias e isso deixa-nos muito satisfeitos e felizes. Claro que há anos em que as coisas acontecem e outros em que não é possível lutar pelos primeiros lugares. Este ano correu bem, tivemos três vitórias e isso dá mais motivação e entusiasmo aos atletas e à população que aqui esteve a acompanhar este circuito. Também pode cativar mais os miúdos para vir a modalidade”.
António Antunes lembra que “o futuro do Ciclismo está na Formação, se tivermos atletas na Formação conseguimos ter atletas nas categorias mais velhas. E se a Formação estiver bem, tudo o resto vai estar bem. Agora se não tivermos miúdos é impossível continuar o trabalho”.
Um dos atletas em destaque no pelotão de Juniores tem sido Daniel Moreira, ele que venceu o GP Minho e conquistou já o título de Campeão do Minho. António Antunes referiu que o “Daniel é fruto do trabalho que fazemos na Formação. Ele está connosco deste os Iniciados, teve sempre o seu valor e também teve tempo. Porque na Formação, e é essa a nossa maneira de trabalhar, é preciso dar tempo aos atletas. Ou seja, para nós o tempo de Escolas é tempo de aprendizagem, de brincadeira e de desfrutarem da bicicleta. Temos os Cadetes, que é consolidar conhecimentos e entrar na pré-competição e depois temos os Juniores, a competição, a categoria em que é preciso mostrá-los para que depois possam seguir com a carreira de ciclistas… E nós ficamos contentes quando os miúdos seguem para Sub-23 e singram”.