Afonso Silva, da Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact, conquistou esta tarde o título de Vice-Campeão Nacional de Juvenis, no Campeonato Nacional da Juventude que decorreu na Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura.
Numa prova que contou com mais de sete dezenas de ciclistas, Afonso Silva arrancou da terceira fila e no final da primeira das sete voltas ao percurso levava uma desvantagem de cerca de 40s, mas a partir daí foi sempre a recuperar. O ciclista de Braga acabou a discutir a corrida com Pedro Martins, mas o esforço feito anteriormente acabou por fazer-se sentir.
Afonso Silva, que há duas semanas foi terceiro no Campeonato Nacional de Estrada em Juvenis, volta a subir ao pódio, agora em BTT XCO.
No final da corrida, o ciclista da ACR Roriz mostrou-se satisfeito com o resultado “tendo em conta a prova que fiz”, mas confessa que “esperar mais… mas foi o que deu”.
Sobre a prova referiu que “arranquei mal, arranquei da terceira fila e tive de fazer um grande esforça para chegar à frente da corrida” e adiantou que “foi um esforço grande e quando cheguei à frente já estava a ficar cansado e não consegui pensar direito na prova. Consegui o segundo lugar, foi para o que deu”.
PEDRO MARTINS VENCE CAMPEONATO DA JUVENTUDE
Pedro Martins, da Escola Ciclismo BilaBiker’s, foi o vencedor do Campeonato Nacional da Juventude.
O ciclista de Vila Real fez a corrida em 26:42 minutos. No final mostrou-se “orgulhoso” pois “conquistei a camisola de Campeão Nacional da Juventude e a medalha dourada”.
Sobre a corrida afirmou que “foi muito puxada”, mas considerou que “foi uma vitória fácil, controlei a corrida e os adversários”.
No Campeonato Nacional da Juventude de salientar ainda o 19.º lugar de Gonçalo Correia, enquanto José Gomes foi 21.º.
LEONOR LOPES (BATOTAS) NO TOP10
Em femininos venceu Inês Fonseca, do Águias de Alpiarça/ Triumtermica. A sua colega de equipa Beatriz Rodrigues foi segunda e Rita Fontinha, do Clube BTT Matosinhos, terceiro.
Leonor Lopes, do Batotas/Ponte de Lima, fechou o top10.