José Lourenço, da SPAC BTT, parte focado em revalidar o título de Campeão Nacional de Master 35 no Campeonato Nacional de Maratonas BTT (XCM), que se realiza domingo em Castro Daire.
O ciclista de Ponte de Lima procura assim o seu sétimo título de Campeão Nacional (quinto consecutivo), numa prova que promete ser dura e num ano em que teve, como explica, uma preparação diferente…
“Este ano a época a preparação foi diferente dos anos anteriores. Depois do Campeonato do Mundo do ano passado deixei de andar de bicicleta para acabar um projeto familiar, voltando aos treinos no final de outubro! Em dezembro fui submetido a uma cirurgia que me obrigou a parar um mês, voltando a poder treinar já em meados de janeiro”, começou por afirmar José Lourenço, que adiantou que “tem sido um trabalho cheio de altos e baixos para poder chegar ao ‘Nacional’ na melhor forma possível. Neste momento sinto que ainda estou atrasado na preparação, mas focado em dar o máximo”.
Quanto a objetivos, o ciclista de Ponte de Lima referiu que “em termos pessoais e apesar dos anos irem passando, os objetivos são os mesmos dos anos anteriores, estar na discussão do título!”.
Como se sente para o Campeonato Nacional? “Sinto-me focado em dar o máximo. A minha preparação foi feita em função do Campeonato Nacional, mas com o foco no Europeu de XCM, que este ano será em França”.
Quanto aos objetivos da equipa – Vice-Campeã Nacional de Masters em 2022 -, José Lourenço não tem dúvidas… “A equipa tem estado em foco durante a corrente época, tendo obtido algumas vitórias em quase todas as categorias. Infelizmente temos uma baixa importante, Manuel Costa Master 55 por doença”, mas “vamos com o foco nas classificações coletivas”.
Para além de José Lourenço, a SPAC apresenta-se com a seguinte equipa: Diogo Graça, Pedro Pereira, Vítor Melo e Sofia Araújo (Elites), Valter Lima e Tiago Castro (M30), José Pacheco (M35), André Araújo e Hélder Caldas (M40), Pedro Dias (M45), Paulo Silva (M50), Samuel Fao (M60).