O Óquei de Barcelos B recebeu e bateu, no fim de semana, o Riba d’Ave B, por 8-5, em jogo da 21.ª jornada da Zona Norte A do Campeonato Nacional da III Divisão de Hóquei em Patins. Pedro Vasconcelos, com um hat-trick, teve um papel importante na vitória da equipa barcelense, que ocupa a sexta posição da prova.
Num ‘derby’ sempre muito apetecido no escalão Sénior, o jogo do fim de semana foi disputado ‘taco a taco’. O Riba d’Ave entrou melhor e chegou ao golo nos minutos iniciais por Francisco Abreu.
O Óquei de Barcelos reagiu e à passagem dos 10 minutos de jogo empatou por intermédio de João Coelho. Até ao final do primeiro tempo marcaram ainda Francisco Abreu e Rodrigo Vieira, para o Riba d’Ave, com Pedro Vasconcelos a empatar a partida por duas vezes (2-2 e 3-3).
No segundo tempo, Tiago Belchior colocou o Óquei de Barcelos a vencer pela primeira vez no jogo, com João Coelho, de livre direto, a aumentar a vantagem (5-3).
Parecia embalado o Óquei de Barcelos, mas Francisco Abreu apontou o seu terceiro golo da partida e reduziu para 5-4 e voltava a colocar algum equilíbrio no jogo.
Tomás Silva, Hugo Fonte e Pedro Vasconcelos desfizeram as dúvidas e o Óquei tinha ganhava uma vantagem de quatro golos.
O jogo não terminou em antes Francisco Abreu fazer o seu quarto golo e colocar o marcador em 8-5.
PEDRO VASCONCELOS: “FOI UMA VITÓRIA BEM CONSEGUIDA CONTRA UM ADVERSÁRIO COMPETENTE”
Pedro Vasconcelos foi um dos protagonistas do encontro ao apontar três dos oito golos da vitória do Óquei de Barcelos. Uma vitória que considera “importante”.
O atleta barcelense referiu que “foi uma vitória bem conseguida contra um adversário competente e que nos dificultou bastante a tarefa, mas nós fomos superiores na maior parte do jogo” e adiantou que “conseguimos uma vitória justa para os fins a que nos propusemos”.
Qual foi a principal vantagem para o Óquei de Barcelos ganhar o jogo? “Apesar de o adversário ter chegado primeiro ao golo conseguimos encontrar-nos e reagir bem à desvantagem. Penso que a principal vantagem foi termos funcionado como um verdadeiro coletivo, cada um sabia o que tinha a fazer e juntos conseguimos uma boa vitória”.
Tiveste um papel importante ao apontar três golos, qual foi o sentimento no final do jogo? “É sempre uma satisfação enorme para qualquer jogador fazer golos e eu não fujo à regra, espero não ficar por aqui e continuar a ajudar a equipa desta forma”.
Em termos pessoais que balanço fazes da época? “No cômputo geral está a ser uma época positiva. Já passei por momentos menos bons, mas neste momento sinto-me bastante confiante e motivado”, disse o atleta que está integrado na equipa B do Óquei de Barcelos desde o início da época… “Já na época passada fiz alguns jogos na equipa B, mas apenas esta temporada faço parte do plantel em definitivo”.
Pedro Vasconcelos está no Hóquei em Patins desde os três anos… “comecei no Óquei de Barcelos e, curiosamente, o treinador era o Pedro Alves. Passado um ano mudou-me para a ADB Campo e com 12 anos regresse ao Óquei de Barcelos”.
Quanto a objetivos na modalidade… “Gostava muito de chegar à equipa A do Óquei, de jogar com a ‘Catedral’ cheia. Já tive a oportunidade de treinar com o plantel Sénior, mas a oportunidade de me estrear ainda não surgiu”, referiu Pedro Vasconcelos, que adiantou que “também sonho em chegar a internacional A por Portugal, penso que todos os praticantes da modalidade sonham com isso”.
RESULTADOS
CARTaipense – ED Viana, 4-3
HC Penafiel – ADJ Vila Praia, 11-2
Limianos – Valença HC, 1-2
Óquei Barcelos B – Riba d’Ave B, 8-5
Famalicense B – Lavra, 5-2
Fânzeres – HC Fão, 7-2
HC Marco – HC Maia, 8-5