O SC Braga conquistou, no fim de semana, o título de Campeão Regional de Juniores A da Associação de Voleibol de Braga. A equipa orientada por José Bastos completou 10 jogos só com vitórias e todas por 3-0, numa altura em que faltam disputar ainda duas jornada para o fim do Campeonato Regional/Inter-Regional da Associação de Voleibol de Braga.
Com o título garantido, o SC Braga parte agora com a firme disposição de terminar a prova sem derrotas e sem sets cedidos, bem como conquistar a Taça Associação… Depois, bem depois vem o Campeonato Nacional, onde a meta é “chegar o mais longe possível” como já garantiu o treinador José Bastos.
“PELO TÍTULO E PELOS RESULTADOS… NÃO PODIA PEDIR MELHOR ÀS ATLETAS”
Mais um título e, mais uma vez, conquistado antes do fim do campeonato. Satisfeito? “Pelo título e pelos resultados, não poderia dizer que não estou satisfeito. Fizemo-lo da forma mais rápida possível que foi ganhar todos os sets que tivemos. Nesse aspeto não podia pedir melhor às atletas”, começou por afirmar José Bastos.
Para o treinador do SC Braga “o facto de termos ganho todos os sets também mostra um outro fator. Não fomos testados a momentos de pressão, de exigência, de aperto, e isso mais para a frente vai fazer, negativamente, a diferença”.
Como foi encontrar motivação num campeonato em que foram sempre superiores? “Procuramos a motivação através de desafios, conquistas e objetivos definidos a cada jogo e a cada treino…mas mesmo isso começa a não chegar. É um grupo que não perde um jogo a nível Regional há quatro anos e que não perde um set há três. E isso está a pesar muito no aspeto mental e motivacional desta equipa. Tentamos marcar vários jogos amigáveis com equipas muito competitivas, as quais agradeço desde já a disponibilidade que demonstraram, para tentar contrariar esta limitação”.
Essa falta de concorrência e de competitividade foi, por dizer-se, a grande dificuldade nesta fase? “Sim, foi a principal dificuldade que tivemos nesta fase e pode-nos vir a dificultar a tarefa nos Nacionais”.
“GOSTÁVAMOS DE ACABAR A GANHAR TODOS OS JOGOS E TODOS OS SETS”
Com a época a nível Regional a caminhar para o seu fim, José Bastos garante que ainda há metas a atingir… “Nós criamos sempre objetivos. Vamos trabalhar para sermos melhores no nosso processo e, consequentemente, nos nossos resultados. Em termos de resultados gostávamos de acabar a ganhar todos os jogos e todos os sets. E vencer a Taça da Associação”.
O SC Braga entrou para esta época com uma baixa de peso… “Sim tivemos a saída da Leonor, que subiu de escalão. De resto, a base do grupo tem-se mantido ao longo dos anos. Claro que há sempre saídas e entradas espontâneas, que é normal nas equipas”.
Com o título assegurado e o Campeonato Regional a terminar, já estão a preparar a fase ‘Nacional’? “Um pouco em antecipação ao que esperávamos do nosso Regional, estamos focados desde o início da época na fase Nacional. Foi com este pensamento a médio prazo, que fomos fazendo jogos mais competitivos, de forma a melhorar o sistema de jogo”.
“NÃO SOMOS NEM FAVORITOS, NEM CANDIDATOS A CHEGAR À FASE FINAL”
Esta equipa esteve presente nos dois últimos anos nas Finais Nacionais (venceu em Cadetes foi segunda em Juvenis). Esse é um objetivo para este ano? “O objetivo será sempre chegar o mais longe possível. Portanto, sim, esse tem de ser um objetivo”, disse José Bastos, que acrescentou: “contudo, não somos nem favoritos, nem candidatos a chegar à Fase Final. Vamos apanhar um grupo muito forte com equipas com um andamento competitivo muito superior ao nosso. As equipas que se projetam para apurar no Campeonatos do Porto estão com projetos muito interessantes, com miúdas a competir constantemente a um nível elevado tanto em Júnior como em Sub-21, ao sábado e ao domingo. AJM, Castelo, Porto Volei, Esmoriz, Vilacondense, Leixões, Espinho, etc.”.
Um desafio grande para o SC Braga? “Sim, será sem dúvida um desafio muito superior aos últimos anos. Vamos entrar em cada jogo para o tentar vencer, essa terá que ser a mentalidade”.