Óscar Barros e José Bastos, do SC Braga, foram galardoados com a distinção de melhores treinadores da época 2021/22 pela Associação de Voleibol de Braga, durante o jantar comemorativo do seu 35.º Aniversário.
Num jantar que marcou o encerramento da época de 2021/22 e o arranque da nova época, a Associação de Voleibol de Braga lembrou o “crescimento sustentado” da modalidade, que tem evoluído bastante, não só com o aparecimento de novos clubes, mas também a criação de mais equipas e competitivas.
Durante o jantar, a AVB entregou os prémios referentes à última época, distinguindo os treinadores do ano e os árbitros que estiveram em evidência na última temporada, com subidas de escalão.
ÓSCAR BARROS ENTREGA PRÉMIO A RUI OLIVEIRA
Óscar Barros recebeu o troféu de Melhor Treinador do ano do escalão de Seniores. De lembrar que o SC Braga sagrou-se Campeão Nacional da II Divisão e garantiu a subida à I Divisão sem qualquer derrota.
Na hora de receber o troféu, Óscar Barros, que começou por dar os parabéns à AVB pelo seu empenho em “levar a modalidade para a frente”, agradeceu o prémio e dedicou-o “a todos os que me acompanharam”, desde os restantes elementos da equipa técnica, até às jogadoras… “este é um prémio individual muito coletivo porque sem eles não seria possível chegar onde chegamos” e salientou que “tivemos um ano muito difícil. Quem olha para o trajeto até parece fácil porque ganhamos os jogos todos, mas foi muito difícil e muito exigente”.
Óscar Barros ofereceu depois o troféu ao seu adjunto Rui Oliveira, com quem trabalha há 23 anos… “já tivemos oportunidade de ganhar outros troféus, mas este faço questão de seja para o Rui. Eu não seria, com certeza, o que sou sem o Rui. Ele é uma pessoa inexcedível, excecional e muito mais que um treinador-adjunto, é um amigo e merece este troféu”.
JOSÉ BASTOS: “ESTE É UM PRÉMIO DE TODA A EQUIPA”
José Bastos recebeu o prémio de Melhor Treinador do Ano no Escalão de Formação, o que acontece pelo segundo ano consecutivo.
O técnico do SC Braga, que venceu o Campeonato Regional e a Taça da AVB, chegou à final do Campeonato Nacional de Juvenis, onde perdeu na negra, e do Troféu Aniversário da AVP, mostrou-se “muito contente pelo reconhecimento”, mas salientou que “ninguém trabalha sozinho e, por isso, este é um prémio também dos meus adjuntos, André e Sofia, que me acompanham aqui hoje, e de toda uma equipa muito empenhada e trabalhadora, sem elas isto não seria possível… e por isso a equipa está aqui representada pelas capitãs, Beatriz Vieira e Leonor e Beatriz Barbosa”.
ÁRBITROS DISTINGUIDOS
Na cerimónia comemorativa do 35.º Aniversário da AVB foram ainda distinguidos os árbitros pelas suas subidas de nível na época de 2021/2022.
Assim, os árbitros agraciados foram:
José Soares – Reconhecimento da AVB pela subida a Árbitro de Nível II de Voleibol de Praia e pela subida a Árbitro de Nível III
Filipa Araújo – Reconhecimento da AVB pela subida a Árbitro de Nível III
José Barbosa – Reconhecimento da AVB pela subida a Árbitro de Nível III
Rafael Ribeiro – Reconhecimento da AVB pela subida a Árbitro de Voleibol Nível II
Cristiana Silva e Maria João Ribeiro, que não estiveram presentes, – Reconhecimento da AVB pela subida a Árbitro de Voleibol Nível II