“Parto para este Campeonato do Mundo com a expectativa de, se possível, melhorar o resultado do ano passado”, disse José Dias, ciclista de Barcelos que representa Buff Scott MTB Racing, e que sábado vai defender as cores da Seleção Nacional no Mundial de BTT XCM que decorre na Ilha de Elba, em Itália.
Em outubro de 2020 José Dias fez 23.º lugar no Campeonato do Mundo de Maratonas BTT (XCM), que decorreu em Sacaria, na Turquia, apesar de ter sofrido uma avaria na transmissão, que o obrigou a parar para tentar a reparação.
Para este ano, em Itália, a ideia “é fazer melhor” disse José Dias, que já fez o reconhecimento da pista, considera que “embora seja um circuito, a verdade é que o percurso deste Mundial é muito exigente, é muito duro tanto física como tecnicamente”.
José Dias, que tem conquistado bons resultados ao longo da época ao serviço do seu clube, sente-se “preparado e motivado” para mais este desafio.
A poucas horas do início do Campeonato do Mundo, José Dias confessa-se algo ansioso… “Ansiedade e o nervosismo faz parte é um Campeonato do Mundo, todos trabalhamos para chegar na melhor condição física, todos queremos fazer um bom Mundial”.
“Sinto que estou num bom momento de forma, agora é esperar que as coisas corram pelo melhor”, disse José Dias.
Para além de José Dias, a Seleção Nacional faz-se representar por Tiago Ferreira. A prova masculina do Campeonato do Mundo de BTT XCM realiza-se sábado, com início às 7.45h (hora portuguesa). Os ciclistas têm de fazer três voltas a um circuito no Monte Calamita, num total de 115 quilómetros.