Fernando Pimenta, canoísta de Ponte de Lima que alinha no Benfica, sagrou-se Campeão do Mundo de K1 1000 metros ao vencer a final do Campeonato do Mundo de Velocidade de Canoagem e Paracanoagem, que decorre em Copenhaga, na Dinamarca.
O canoísta limiano completou a prova em 3.25.82 minutos, superando o campeão olímpico, o húngaro Balint Kopasz, por 67 centésimos. O bielorusso Aleh Yurenia conquistou a medalha de bronze, com mais 4.65 segundos do que Fernando Pimenta.
No final de um dia em grande, Fernando Pimenta revelou, ao site da FPC, que o título mundial “sabe muito bem”. “Esta fase de treinos, a seguir aos Jogos Olímpicos, foi muito complicada. No último mês e meio, foi um desgaste imenso e chegámos a ponderar não vir ao Mundial, porque estava muito cansado em termos físicos e psicológicos, mas valeu a pena todos os sacrifícios de estar longe da minha família e da minha filha”, afirmou.
“São dois títulos de campeão do Mundo em distância olímpica num ciclo olímpico de cinco anos”, sublinhou Fernando Pimenta, antes de se referir a Balint Kopasz. “O nível é muito próximo com o atleta húngaro. Uns dias ganha um, outros dias ganha o outro, sempre com outros atletas de grande nível na luta, que, num dia menos bom, podem meter-se entre nós os dois”, resumiu o campeão do Mundo.
Fernando Pimenta volta este domingo à água para disputar a prova de K1 5000 metros.
TERESA PORTELA EM QUINTO
Entretanto, Teresa Portela, canoísta de Esposende, terminou na quinta posição a final do K1 200m.
A atleta do Benfica gastou mais 1,04s que a Campeã Emma Jorgensen.
O K4 dos esposendenses João Ribeiro e Rúben Vilas Boas, do vilacondense Messias Baptista e Kevin Santos fez segundo lugar na final B dos 500m.
JOÃO RIBEIRO NA FINAL DE K1 500M
João Ribeiro marcou presença no K1 500m e apurou.se para a final A ao terminar na segunda posição da semifinal.
Já Hélder Silva termina a sua participação no Mundial com o oitavo lugar na semifinal de C1 500m.
Este domingo entram em ação Teresa Portela, às 11.19h para disputar a final de K1 500; João Ribeiro, às 12.30h, para lutar pela final de K1 500; e Fernando Pimenta, às 16.25h, para disputar a final dos K1 5000m.
Fotos: FPC