João Almeida, do SC Braga, Miguel Leite, do BC Barcelos, Yago Carrera, do Famalicense, Martim Costa, do Monção BC, e Vasco Rodrigues, do BC Limiense, foram chamados pelo selecionador nacional Rui Pedro Nazário para integrarem o estágio de observação da Seleção Nacional de Sub-15 masculinos, que vai decorrer entre os dias 10 e 13 de junho em Oliveira do Bairro.
O estágio de observação da Seleção de Sub-15 tem como grande objetivo a formação da equipa nacional de Sub-16 de 2022.
De referir que do quinteto agora chamado aos trabalhos da Seleção Nacional, Yago Carrera é o que mais vezes tem sido convocado aos trabalhos das Seleções Nacionais, pois, apesar dos seus 14 anos, participou já nos dois estágios da Seleção de Sub-16.
João Almeida, do SC Braga, e Miguel Leite, do BC Barcelos, faziam parte da Seleção Distrital de Sub-14 que em 2020 preparava a participação na Festa do Basquetebol em Albufeira.
RICARDO SANTOS: “O SEU VALOR MERECE SER RECONHECIDO”
João Almeida, que está no Basquetebol desde 2014, está integrado na equipa de Sub-16 do SC Braga e Ricardo Santos, treinador da equipa, assegura que é uma chamada merecida…
“O João tem muitas capacidades. Infelizmente o ano passado não teve hipótese de ir ao Algarve com a Seleção da Associação de Basquetebol de Braga, o que poderia ter impedido a sua chamada nesta altura. Felizmente tal não aconteceu”, disse Ricardo Santos, que salientou que “foi com muita alegria que recebemos uma notícia que temos um jogador a ser chamado para um estágio, principalmente, numa seleção nacional. O João Almeida já tem estado em várias seleções distritais e o seu valor merece ser reconhecido pelo trabalho que desenvolveu ao longo dos anos”.
Num tempo tão complicado como aquele que temos vivido, que significado e importância tem a chamada de um atleta à Seleção Nacional?
“Mesmo fora do tempo complicado é sempre muito importante ter um atleta a ser chamado a uma seleção. O atleta tem a oportunidade de treinar com atletas mais fortes, é exposto a outros treinadores, outros métodos que servem em tudo para ele crescer mais na modalidade. E embora seja um dos objetivos de muitos dos jogadores, é claro que não se pode ficar por aqui e é preciso ambicionar por mais”.
Ricardo Santos considera que a chamada de João Almeida é positiva para a equipa e vai servir de incentivo para todos os jogadores. “Tenho a certeza que serve de incentivo a muitos dos seus colegas, eles conseguem perceber que não é impossível ser chamado para uma seleção, e, ao mesmo tempo, compreendem que é difícil, é preciso treinar muito, trabalhar mais do que apenas durante os treinos”.