Conquistar o título nacional e representar a Seleção Nacional nos Mundiais de Trail são alguns dos objetivos de Rúben Veloso, atleta dos Arcos de Valdevez que representa a EDV-Viana Trail. O corredor minhoto, que quer ser profissional de Trail, vai, em breve, lançar a sua linha de roupa desportiva casual ‘Flechinha Running’.
O corredor de 27 anos de idade, que vai para o seu terceiro ano no Trail, está empenhado em dar o máximo num desporto que está em franco crescimento. Para este ano ‘Flechinha’, como é mais conhecido no meio, tem previstas algumas participações no estrangeiro, como o UTMB Monte Blanc e o calendário de Golden Séries…, mas o momento que se vive atualmente pode adiar já a sua primeira viagem, às Canárias para participar no final do mês na Transcanária.
Seja como for, ‘Flechinha’ continua a treinar: “mantenho os treinos, não posso parar. Quero manter os meus índices de treinos e níveis e melhorar algumas técnicas”.
“Claro que tenho o maior cuidado nos treinos para evitar quedas e ter de ir parar ao hospital, que nesta altura é de todo desaconselhável. Mas tenho treinado sempre e dado o meu máximo para quando aparecerem as provas estar na melhor forma. Já tenho alguns objetivos traçados e agora é esperar que tudo isto melhore e as provas se possam realizar”.
O ORGULHO DE SER DE ARCOS DE VALDEVEZ
Rúben Veloso treina sempre sozinho pelos montes e trilhos dos Arcos de Valdevez: “uma terra que adoro. Gosto muito de representar o meu concelho e as nossas montanhas”.
O atleta confessa que “a situação que se vive com a pandemia, as restrições e os constantes adiamentos ou cancelamentos das provas trazem algum desânimo. Não é fácil manter a motivação para treinar diariamente, mas não podemos baixar os braços. Temos de nos manter focados”.
Numa época normal, Rúben Veloso já teria feito algumas competições nesta altura…“é muito complicado gerir tudo isto. Para quem está habituado a competir não é fácil chegar a esta altura sem provas, aliás já o ano passado foram muito poucas as provas que conseguimos disputar” e adiantou: “depois esta pandemia veio trazer a incerteza. Nós preparamos as provas e depois elas são canceladas”.
REPRESENTAR PORTUGAL NO MUNDIAIS
Como vais gerindo essas incertezas? “Vou vendo dia a dia…e ter fé que as provas se possam realizar. Por exemplo, neste momento estou a preparar-me para a Transcanária, que se realiza no final do mês, mas não sei se poderei viajar com as novas restrições…”.
Seja como for, Rúben Veloso garante que vai continuar a trabalhar, até porque “quero ser atleta profissional de Trail, quero sagrar-se Campeão Nacional da modalidade e representar a Seleção Nacional nos Mundiais. Este é o meu sonho e é por ele que eu trabalho e quero evoluir no Trail”.
O atleta dos Arcos de Valdevez sabe que “para isso terei de me dedicar a 100 por cento à modalidade”, mas para já vai dividendo os treinos do Trail com o trabalho “é algo que eu consigo conciliar bem para já. Eu acho é que o Trail, que é uma das modalidades em crescimento, precisa de mais patrocinadores, mais apoios, como acontece noutros países”.
DO CICLISMO PARA O TRAIL
Rúben Veloso chegou ao Trail há cerca de três anos, mas esta vertente do atletismo não foi a sua primeira opção no desporto… “vim para o Trail depois de deixar o ciclismo. Corri até Elites e passei pelo CC Vigues, W52, Kuotta, ACDC Trofa. Um dia experimentei o Trail e fiquei a gostar. Decidi então aplicar-me no Trail”.
O que te agrada no Trail? “É um desporto competitivo, em que estamos em constante contacto com a natureza e depois é uma modalidade que está a ter um crescimento enorme”.
LANÇAMENTO DA LINHA DE ROUPA ‘FLECHINHA RUNNING’
Rúben Veloso vai lançar em breve a sua linha de roupa desportiva casual ‘Flechinha Running’, num projeto em que conta com o apoio da marca de roupa de Trail Fyke Sports…
“Já era atleta da marca Fyke Sports o ano passado e renovamos a parceria. É uma marca de roupa desportiva de Trail portuguesa com muita qualidade. Este ano surgiu a ideia de criar algo casual com a minha alcunha no Trail. Uma roupa desportiva casual para também fazer um pouco de merchandising e expandir o meu nome desportivo. Assim, será o ‘Flechinha Running’”.
‘Flechinha’ – alcunha que lhe deram por ser muito rápido nas corridas – parte assim para a nova temporada com muitos objetivos e projetos e agradece a confiança e apoio dos que têm estado ao seu lado: “à Fyke Sports pelo apoio, à Clínica Formove que me ajuda na recuperação e ao meu treinador Olavo Carneiro”.