
O SC Braga foi o grande vencedor do Torneio de Abertura da Associação de Natação do Minho, que decorreu no fim de semana na Piscina Municipal de Barcelos.
O conjunto bracarense terminou a primeira prova da época com 150 medalhas, sendo 85 de ouro, 43 de prata e 22 de bronze.
Na competição dos Juvenis, Juniores e Seniores, o SC Braga participou com 29 nadadores, realizando 83 provas, tendo conquistado um total de 85 medalhas (52+22+11).
A equipa bracarense obteve ainda 65 recordes pessoais, nove novos tempos de acesso (TAC) aos Zonais e 10 para os nacionais.
De destacar que conseguiu ainda três recordes territoriais (4×50 Estilos Mistos Sénior e Absoluto e 4×50 Livres feminino Sénior) e um novo top 10 em Absoluto.
Já na competição de Infantis, o SC Braga participou com 21 nadadores e conquistou 65 medalhas (33+21+11).
António Rocha, coordenador do SC Braga e treinador dos Infantis, referiu que “a equipa começou a nova época da melhor maneira no Torneio de Abertura”, salientando que “os nossos 21 nadadores conquistaram 65 medalhas (33 de ouro, 21 de prata e 11 de bronze), venceram as dez estafetas em que participaram e bateram quatro recordes territoriais da AN Minho. Foi um contributo decisivo para o SC Braga terminar em primeiro lugar no medalheiro geral da competição, com 150 medalhas”.
Os recordes territoriais caíram todos nas estafetas… “nos Infantis A, Martim Ferreira Antunes, Eva Pinho Carvalho, Beatriz Vilas Boas Machado e Afonso Silva Ferreira bateram o recorde dos 4x50m Estilos Mistos (2:13.49). Beatriz, Afonso, Martim e Constança Duarte Gouveia bateram o dos 4x50m Livres Mistos (1:59.65). Nos Infantis B, Ana Oliveira Silva, Leonor Bastos Fernandes, Dinis Ferreira Afonso e Elias Morais Barros bateram o recorde dos 4x50m Livres Mistos (2:09.11). Leonor, Ana, Marta Nicole Leite e Inês Gonçalves Ribeiro bateram o dos 4x50m Estilos femininos (2:32.15)”.
Quanto a medalhas: “Ana Oliveira Silva, Dinis Ferreira Afonso e Martim Ferreira Antunes ganharam as oito provas que nadaram, quatro individuais e quatro estafetas. Beatriz Vilas Boas Machado venceu as quatro provas individuais e Ivo Costa Lopes somou cinco ouros e uma prata”.
À parte as medalhas, António Rocha sai igualmente satisfeito com os tempos realizados. “Os tempos foram tão bons como as medalhas. Logo na primeira prova da época, a equipa conseguiu 14 mínimos nacionais e mais sete zonais, repartidos por oito nadadores. Ana Oliveira Silva (100m Livres, 100m Costas, 200m Costas e 100m Mariposa) e Beatriz Vilas Boas Machado (100m Livres, 400m Livres, 200m Bruços e 200m Estilos) fizeram o mínimo nacional em todas as provas individuais que nadaram. Eva Pinho Carvalho e Ivo Costa Lopes fizeram-no nos 200 e 400m Livres, Dinis Ferreira Afonso nos 200m Livres e Martim Ferreira Antunes nos 200m Estilos. Afonso Silva Ferreira e Inês Gonçalves Ribeiro garantiram o mínimo zonal nos 400m Livres”.
“É um arranque que deixa excelentes indicações para o resto da época”, afirmou o treinador do SC Braga.
VIANA NC E CA ÂNCORA NO PÓDIO
O Viana Natação Clube garantiu o segundo lugar, com 82 medalhas. A equipa vianense conquistou 34 vitórias, 26 medalhas de prata e 22 de bronze.
O Clube Atlânticos do Âncora foi o terceiro clube mais medalhado, com 46 medalhas, sendo 19 de primeiro lugar.
O Amigos da Montanha, a nadar em ‘casa’, conquistou 13 vitórias e um total de 35 medalhas, enquanto a ED Viana somou 29 medalhas (10+9+10).





