
“Os jogadores estão preparados e motivados, sentem-se com capacidade para disputar os três e lutar pelo melhor resultado possível”, foi assim que Carlos Ferreira ‘Ximena’, treinador do Grupo Desportivo André Soares, abordou a Fase Final do Campeonato Distrital e Sub-14 masculinos que arranca esta sexta-feira no Pavilhão de Lamaçães, em Braga.
O GDAS é o Campeão em título – venceu a edição do ano passado que se realizou no Pavilhão da Esc. André Soares -, Carlos Ferreira considera que “isso serve de incentivo”, mas salienta que “vai ser muito difícil porque o SC Braga é o favorito para a Fase Final deste ano”.
Afirmando que “o SC Braga tem uma equipa que está a ser preparada há dois anos”, Carlos Ferreira explica que “em Sub-14 todos os anos aparecem fornadas novas. Nós temos 12 atletas, dois ainda são minis, dois são Sub-12 e quatro entrarem este ano para o Basquetebol. Apenas quatro vêm do ano passado e já estiveram numa Fase Final”.
“Claro que a equipa está animada, na expetativa que vai conseguir uma boa Final Four, está, aliás, ansiosa para entrar em campo. Vamos ver o que conseguem fazer”, disse o treinador do GDAS, que adiantou: “acho que estão bem preparados para os três jogos… sim porque para chegar à final temos de vencer já o encontro de hoje, com o Famalicense”.
O facto de ter disputado a Eliminatória, é favorável para a equipa porque se manteve focada na competição? “A Eliminatória tem razão de existir porque existe uma Série B, mas quando um jogo termina com mais de 90 pontos de diferença, não faz sentido realizar-se o segundo jogo… É mais fácil e mais profícuo treinar e preparar a Fase Final do que estar a fazer um segundo jogo. São as regras, mas não tem sentido, não ganhamos nada com isso”.
O primeiro jogo do GDAS é já esta noite frente ao Famalicense… “Depende muito de como eles entrarem em campo. Eles estão confiantes, querem mostrar do que são capazes. Vamos ver se os nervos dos jogadores novos não afetam muito”.





