
O SC Braga inicia esta semana a sua participação na Fase de Apuramento para o Campeonato Nacional de Sub-16 masculinos de Basquetebol.
A equipa treinada por Tiago Silva foi o grande vencedor do Campeonato Distrital de Sub-16 da Associação de Basquetebol de Braga, terminando só com vitórias e batendo na final o Famalicense A (68-52).
O treinador do SC Braga faz um balanço positivo da primeira fase da época e prepara agora a equipa para chegar ao Campeonato Nacional…
“O balanço da Final4 é de um alívio grande… O ano passado nós estávamos com a confiança de vencer e no último dia, nos últimos períodos do jogo, o Vitória SC vai para a frente do marcador e tira-nos o título que almejávamos e a possibilidade de ir ao Campeonato Nacional”.
Afirmando que “conseguimos aprender com a situação”, Tiago Silva refere que “também são gerações diferentes, estes miúdos são muito crescidos e concentrados na tarefa, no trabalho e isso acabou por uni-los. De resto, a melhor equipa da Fase Final foi a nossa e conseguimos ganhar… e foi uma sensação de alívio”.
Tiago Silva lembra que “conquistar o título Distrital permite-nos estar na luta pelo apuramento para o Campeonato Nacional. Sabemos que não vai ser fácil, todas as equipas que estão no apuramento querem o mesmo do que nós, mas ficamos a depender de nós… e queremos muito jogar contra as melhores equipas nacionais e que a ABB tenha mais equipas a competir ao mais alto nível”.
É, portanto, muito importante estar no Campeonato Nacional? “É muito importante para a evolução dos atletas. Toda a gente vai sentir desconforto, mas quanto maior for o desconforto, melhor vão ser. O Campeonato Nacional traz esse bom desconforto, o ritmo é outro, as exigências são outras… partimos sempre com a ideia que o outro sabe jogar. Depois vamos estar na principal montra da Formação, há uma maior probabilidade de crescer e eles de atingirem o que sonham”.
Como foi a semana de trabalhos depois da conquista do título? “Foi de muito trabalho. Nós sagramo-nos Campeões no domingo e na segunda-feira já estávamos a trabalhar outra vez. Temos de estar onde estão os melhores, o SC Braga assim obriga e eles obrigam-se a eles mesmos. É um grupo bastante crescido para a idade, eles podem e querem fazer umas coisas boas”.
Esta equipa ganhou todos os jogos na Fase Distrital, não teme que uma derrota os afete? “Este ano já perdemos alguns jogos de treino, é verdade que na competição temos 17 vitórias, mas confesso que já não tenho receio. Este ano tivemos muitos desafios para ultrapassar: tivemos um jogador dos mais influentes da equipa, e que acabou por ser o MVP da Final4, que esteve ausente quase dois meses…Depois tivemos jogos muito disputados. O Famalicense esteve quase a ganhar, o BC Barcelos. O GDAS, na Fase Final, também esteve muito bem. Vencemos 17 jogos, mas, claramente, não foram todas eles fáceis”.
O que lhes disse depois antes da Final? “O grupo estava mentalizado para ganhar e, acima de tudo, dei-lhes conta que o importante não era só ganhar, mas jogar bem, para que todos devem conta disso”, disse Tiago Silva, que salientou que no final “foi festejar, houve lagrimas, de alívio, porque estavam ali uns quatro ou cinco atletas que já tinham perdido duas finais… e naquele dia foi importante ganhar, abater o ‘Adamastor’, mas rapidamente isso mudou e já estamos focados no apuramento para o Campeonato Nacional”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sábado
20.30h: SC Braga – BC Vila Real A
Domingo
11h: BC Vila Real A – SC Braga





