
O SC Braga revalidou o título de Campeão Distrital de Sub-18 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga, numa Fase Final disputada no Pavilhão de Lamaçães. No jogo decisivo o SC Braga bateu o Vitória SC por 97-66.
Num jogo intenso, muito disputado, mas nem sempre bem jogado, o SC Braga entrou muito forte e adiantou-se no marcador (14-0; 20-5; 30-12), criando, desde logo, um fosso que o Vitória SC nunca conseguiu anular.
O segundo quarto foi bem mais equilibrado (19-17), mas a equipa de Joel Resende chegou ao intervalo com um confortável 49-34.
No regresso dos balneários esperava-se uma resposta forte do Vitória SC, mas foi o SC Braga a entrar ao ataque e a conseguir mesmo aumentar a vantagem (venceu por 28-15).
O Vitória SC conseguiu reagir, equilibrou o jogo no último quarto, mas perdeu por 20-17 e viu o SC Braga a festejar a conquista do tão desejado título de Bicampeão.
Rodrigo Araújo, do SC Braga, foi o MVP do jogo, com um duplo-duplo de 13 pontos e 12 ressaltos, tendo feito ainda sete assistências e cinco roubos de bola.
Ricardo Costa foi o melhor jogador do Vitória SC com 20 pontos, oito ressaltos e quatro roubos de bola.
JOEL RESENDE: “CONQUISTAMOS O PRIMEIRO OBJETIVO DA ÉPOCA… O APURAMENTO PARA O CAMPEONATO NACIONAL”
Joel Resende, treinador do SC Braga, faz um balanço positivo da Fase Final, salientando que “conquistamos o primeiro objetivo da época, que era o apuramento para o Campeonato Nacional de Sub-18”.
Sobre o jogo com o Vitória SC, Joel Resende referiu que “tínhamos treinado este último mês para surpreender as equipas na Final4, os meus jogadores seguiram à risca o plano de jogo e entramos com muita intensidade, que é a nossa identidade, graças a isto acabamos por dominar o jogo”.
Qual foi a chave do SC Braga para encarar, jogar e ganhar o ‘Distrital’? “Como já tinha dito na antevisão da Final4, somos uma equipa muito defensiva e gostamos muito de defender e hoje foi decisivo essa nossa mentalidade e identidade defensiva. No ataque tivemos a frieza e soubemos gerir os nossos ataques e as posses de bola, foram estas a chave para vencermos o jogo”.
O SC Braga segue agora para o Campeonato Nacional e com objetivos bem definidos: “os objetivos agora passam muito por conseguir competir com todas as equipas que vamos defrontar no Campeonato Nacional e irmos, jogo a jogo, crescendo como equipa e evoluir os nossos atletas”.
Joel Resende fez ainda questão de “agradecer às outras três equipas que estiveram na Final4, pois foram dignas de lá estar e trouxeram um bom Basquetebol ao Pavilhão de Lamaçães”.
RICARDO SANTOS: “NÃO ERA O RESULTADO QUE ESTÁVAMOS À ESPERA…”
Ricardo Santos, treinador do Vitória SC, confessou que “este não era o resultado que estava à espera” e explicou que “a equipa entrou um bocadinho mal, não conseguiu fazer o que tínhamos planeado e a partir daí tudo se tornou mais difícil”.
O facto de ter entrado a perder por 14 pontos mexeu com a equipa? “Mexeu muito e como eles ainda são jovens, ficou mais difícil de recuperar. No intervalo falamos, mas o terceiro quarto foi muito critico e então a partir daí…”.
O que lhes disse no final do jogo? “Que o segundo lugar não é perder, é um bom lugar… e que temos muito trabalho pela frente porque vamos competir nas provas nacionais”.
RICARDO COSTA, O MVP DA FASE FINAL
Ricardo Costa foi o MVP da Fase Final, integrando ainda o Cinco Ideal da competição. O jogador do Vitória SC, que treina e acompanha a equipa Sénior nos jogos da Liga, confessou que o prémio “atenua um bocadinho” a desilusão da derrota e garantiu que “a conquista do ‘caneco’ sabia melhor”.
Sobre o jogo com o SC Braga referiu que “podíamos ter lutado mais, feito um jogo mais à nossa imagem. Trabalhos muito para chegar aqui, infelizmente não conseguimos o resultado que queríamos. Agora é continuar a trabalhar para a Taça Nacional”.
O que falhou hoje? “Acho que foi mais a transição defensiva, eles conseguiram marcar muitos pontos no contra-ataque e também nos ressaltos defensivos”.
FAMABASKET TERCEIRO
O FamaBasket garantiu o terceiro lugar da Fase Final ao ganhar ao Maria da Fonte por 64-101.
A equipa de Vítor Braga, que no dia anterior complicou a vida ao SC Braga até ao final do terceiro quarto, entrou bem no jogo e ao intervalo vencia por 33-59.
No segundo tempo, e apesar do esforço dos atletas de André Oliveira, o FamaBasket voltou a ter nota mais e venceu os quartos por 17-22 e 14-20.
Pedro Carvalho foi o MVP do jogo com 33 pontos e 17 ressaltos. Tiago Vieira foi o melhor jogador do Maria da Fonte.
CLASSIFICAÇÃO
1.º SC Braga
2.º Vitória SC
3.º FamaBasket
4.º Maria da Fonte
CINCO IDEAL
Rodrigo Araújo (SC Braga)
Pedro Ribeiro (SC Braga)
Tiago Vieira (Maria da Fonte)
Tomás Carvalho (FamaBasket)
Ricardo Costa (Vitória SC)
MVP DA FASE FINAL
Ricardo Costa (Vitória SC)





