
O SC Braga parte ambicioso para a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-18 da Associação de Basquetebol de Braga, que arranca amanhã e decorre até domingo no Pavilhão de Lamaçães, em Braga.
A equipa treinada por Joel Resende chega à Fase Final sem derrotas, apresentando-se como o principal favorito ao título, que a confirmar-se será o Bicampeonato.
O treinador do SC Braga garante, no entanto, que “estamos a encarar a Fase Final com muito trabalho e respeito pelos clubes que irão competir na Final4”, e adiantou que “temos muita vontade de competir novamente em Sub-18 depois da paragem”.
Como correu a preparação? “Tivemos a sorte de jogar um torneio de Natal onde tivemos bons adversário para vermos onde poderíamos melhor até aos três dias das decisões que é a Final4. Tivemos treinos nas férias que ajudaram a ficarmos mais perto do nível que queremos apresentar nesta Fase Final”, disse Joel Resende, que salientou que “a equipa está motivada e os jogadores sabem da importância que tem a Final4 para a restante época de 2025/2026”.
Estando numa Fase Final e depois de terem terminado a Fase Regular só com vitórias o objetivo é só um: o título? “A Fase Regular já passou e sim fomos a equipa mais forte e isso ficou claro. Agora quando falamos de Final4 sabemos bem que tudo pode acontecer, são três dias de competição onde vão estar as quatro melhores equipa da ABB”, referiu o treinador do SC Braga, que garante que “o objetivo, claro que, passa por conquistar o título Distrital, pois dá-nos aquilo que queremos, que é o acesso direto ao Campeonato Nacional de Sub-18- Queremos estar inseridos e a competir contra as melhores equipas do país, para que os nossos atletas evoluam cada vez mais”.
Quais podem ser os pontos fortes do SC Braga para esta Fase Final? “Temos uma equipa equilibrada e com muita competência defensiva e acho que isso vai ser o nosso ponto mais forte para conseguir o nosso objetivo, agora como já disse é uma Final4 e as outras três equipas já nos causaram muitas dificuldades ao longo da fase regular”.
O fator casa vai funcionar como uma motivação ou uma responsabilidade? “Acho que um bocado das duas, pois vamos estar mais motivados por jogarmos em casa e temos também a obrigação de fazer tudo para que o título Distrital fique em casa… para que o primeiro objetivo da época seja realizado”.
A terminar, Joel Resende fez questão de desejar “a todos uma excelente Final4 e que sejam bons jogos tanto dentro de campo, como nas bancadas, pois todos os atletas merecem esse ambiente”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sexta-feira, dia 16
20h: SC Braga – Maria da Fonte
22h: Vitória SC – FamaBasket





