
O BC Barcelos diz-se motivado para a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-18 femininos da Associação de Basquetebol de Braga, que arranca esta sexta-feira no Pavilhão da Esc. Sec. Barcelos.
O conjunto treinado por Tânia Gomes inicia a sua participação na Fase Final frente ao Vitória SC, jogo que está marcado para as 22 horas.
Tânia Gomes considera que “esta será uma Final Four desafiante e bastante dura para nós. Temos noção que, neste momento, os favoritos são o SC Braga e Vitória SC, mas nós faremos o nosso trabalho”.
Sobre a preparação, a treinadora do BC Barcelos garante que “temos mantido tudo igual, apenas pedi mais exigência e rigor nos treinos. Elas sabem que vai ser um fim de semana duro e cansativo. Já conhecemos as equipas e as jogadoras, mas o mais importante é focarmo-nos no nosso trabalho e melhorar o que temos feito”.
Jogar em casa pode ser mais uma motivação ou uma responsabilidade? “Já não é a primeira Final Four que jogamos em nossa casa… Mas penso que traz um pouco das duas coisa. Traz responsabilidade por jogarmos em casa e muita motivação por estarmos no nosso pavilhão onde habitualmente treinamos e onde estão os nossos adeptos”.
Qual pode ser o ponto forte do BC Barcelos para esta Fase Final e a maior dificuldade? “O nosso ponto será o ritmo de jogo e queremos entrar fortes defensivamente. Uma das nossas dificuldades é a rotação de atletas e o desgaste ao longo do fim de semana”.
SOFIA GOMES: “VAMOS ENCARAR OS JOGOS DE CABEÇA ERGUIDA”
Sofia Gomes, capitã do BC Barcelos, é a imagem da vontade e do querer da equipa. A atleta barcelense refere que “nós somos uma equipa muito unida, que luta até ao último segundo e não desiste de uma bola”, por isso “estamos a encarar com otimismo, motivação e muita vontade de disputar esta Fase Final”.
Afirmando que “nesta Fase Final todas as equipas têm possibilidades de ganhar”, Sofia Gomes considera que jogar em casa “nos dá sempre mais motivação, teremos, com certeza, mais apoio dos nossos amigos e das pessoas que rodeiam o clube e a nossa equipa”.
O que é essencial para esta Fase Final? “Não nos deixarmos ir abaixo em parte alguma do jogo. Sei que há sempre momentos menos bons, mas nesses momentos, tenho a certeza, teremos os nossos adeptos e amigos a puxar por nós”.
O título é um objetivo? “Sinceramente não é o mais importante, mas sim encarar cada jogo de cabeça erguida, trabalhar e lutar pelo que acreditamos, pelo clube que representamos”.
Quanto aos adversários, Sofia Gomes refere que “são todas muito fortes, será um grande desafio para nós esta Fase Final, mas estamos muito motivadas e prontas para a disputar”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sexta-feira
20h: SC Braga – Maria da Fonte
22h: Vitória SC – BC Barcelos





