
A ADJ Vila Praia termina o ano na liderança da Zona Norte A do Campeonato Nacional da III Divisão de Hóquei em Patins. A equipa treinada por Nuno Pereira soma por vitórias todos os jogos realizados, tendo batido no último fim de semana o CRPL Lavra, equipa que também ainda não tinha perdido.
Num entre equipas do topo da tabela classificativa, a ADJ Vila Praia foi mais forte e venceu por 3-0, com golos de Afonso Veiga e Gustavo Lima (2).
Nuno Pereira refere que confronto com o CRPL Lavra “foi um jogo típico entre duas equipas de topo da tabela, em que, nitidamente, mostraram que se estudaram. Ambas as equipas procuraram errar o menos possível e aproveitar o erro do adversário. Nesse sentido e, perante um baixar de ritmo do adversário, chegamos ao 1-0 e 2-0 em duas jogadas individuais”.
“Sabemos da qualidade que temos no nosso plantel e este tipo de lances podem decidir jogos. O último golo surgiu já numa fase em que o jogo tinha mais de valentia do que de tática: aproveitamos o facto do adversário vir com tudo para cima de nós e fizemos o golo tranquilizador”.
Como é passar o ano na liderança só com vitórias? “No primeiro ano deste projeto, passamos o ano em último lugar, sem qualquer ponto conquistado. Hoje passamos o ano sem qualquer ponto perdido. Desse dia, restam o Rui Caçador, o Afonso Veiga e eu. É em todo este trajeto que fizemos nestes quatro anos que eu penso neste momento. Na dificuldade que foi construir equipas em Vila Praia, deslocados geograficamente dos grandes focos de mercado e agradeço a todos os que ajudaram a construir a estrutura que temos hoje, em especial ao presidente Joaquim Caçador que é o grande obreiro de todas as condições que hoje temos e que nos permitem passar o ano sem nenhum ponto perdido”, disse Nuno Pereira, que garante que “não me coloco no pedestal, até porque, as contas fazem-se em junho e não há Campeões no Natal. Por isso, neste momento, não penso nas vitórias que temos e vamos continuar a viver o espírito de irmos jogo a jogo, propondo-nos a conquistar três pontos a cada domingo e, ir aproveitando os deslizes dos outros candidatos. Prefiro enaltecer a forma como, em quatro anos, este projeto cresceu e no quão foi – e está a ser – difícil esta caminhada”.
Quanto a expetativas para 2026, Nuno Pereira refere que “este ano, devemos ter, muito provavelmente, aumentado em dobro a receita de bilheteira, aumentamos significativamente o número de sócios e, é visível um maior número de patrocinadores. Isto acontece porque as pessoas acreditam em nós, gostam do trabalho que este grupo e esta direção estão a desenvolver e, a ideia passa por continuar a trabalhar o clube neste sentido. Intrinsecamente a isto, está ligado o sucesso desportivo que queremos atingir este ano”.
Como treinador como te sentes com os atuais resultados e com a forma como a equipa está em campo e nos treinos? “Quando se trabalha sobre vitórias é tudo muito mais fácil. Estou inteiramente satisfeito com os resultados. Já tivemos de tudo, exibições brilhantes, já tivemos exibições menos conseguidas, mas fomos superando os adversários. Continuamos a cometer erros e é sobre esses erros que temos que trabalhar para sermos cada vez melhores”, disse Nuno Pereira, que desafiado a deixar uma mensagem de passagem de ano aos jogadores referiu que “vamos continuar com humildade, focados apenas e só em nós e no trabalho que temos desenvolvido e que, se assim for, certamente que nos iremos lembrar de 2026 por bons motivos”.
RESULTADOS
HC Maia – USC Paredes, 3-2
Riba d’Ave B – CD Póvoa B, 3-1
ADJ Vila Praia – CRPF Lavra, 3-0
HC Fão / Kozowood – Valença HC, 5-2
CARTaipense – Académico FC (10/01/2026)
AD ‘Os Limianos’ / By Saborosa – GDC Fânzeres, 3-2
HC Penafiel – HC Marco, 3-0
PRÓXIMA JORNADA
10.ª Jornada – 3 de janeiro de 2026
USC Paredes – HC Penafiel
CD Póvoa B – HC Maia
CRPF Lavra – Riba d’Ave B
Valença HC – ADJ Vila Praia
Académico FC – HC Fão / Kozowood
GDC Fânzeres – CARTaipense
HC Marco – AD ‘Os Limianos’ / By Saborosa





