
“Competir com ambição e atitude guerreira, obtenção recordes pessoais e pódios nacionais”, são os objetivos de Rafael Ribas, treinador do SC Braga, para o Campeonato Nacional de Juniores e Seniores, que arrancou esta manhã, com as eliminatórias, nas Piscinas Municipais de Leiria.
Rafael Ribas, treinador do SC Braga, salientou, no entanto, que “mais do que resultados de alto nível, quero execuções de alto nível. Os resultados serão a consequência da execução”.
Como está a equipa? “A equipa está preparada, motivada e focada. Há boa dinâmica de grupo e confiança no processo. É só deixar acontecer”, disse Rafael Ribas.
Depois do que a Ana fez no ‘Europeu’, o que se pode esperar dela nestes ‘Nacionais’? “Depois do excelente Europeu, encaramos esta prova como uma oportunidade de competir num bom momento de forma. Temos trabalhado muito e com qualidade, vamos ver o que este fim de semana nos reserva. Sabemos gerir bem as expetativas”.
O SC Braga apresenta-se nestes ‘Nacionais’ com 16 atletas e muita ambição. Rafael Ribas considera que o SC Braga tem como maior vantagem: “a coesão da equipa e clareza nos objetivos. Todos sabem o que têm de fazer”.
Qual a maior dificuldade? “A gestão emocional e física num campeonato exigente de quatro dias (oito sessões), com várias provas e pressão competitiva alta… Mas estão blindados”.
Este campeonato serve também para avaliar a equipa para o ‘Nacional’ de Clubes da próxima semana? Ver o que há ainda a afinar? “Para o ‘Nacional’ de Clubes a equipa já está fechada, mas vamos refinar as estratégias de prova nesta competição”.





