
“O mais importante é ver que as atletas saem felizes de cada torneio, com mais confiança e com a sensação de fazer parte de algo especial”, foi desta forma que Amélia Martins, coordenadora do Mini Volei da Associação Desportiva de Esposende, começou por abordar o segundo Torneio Clínica Dentária S. Dâmaso em Minis B.
A competição, que decorreu no Pavilhão de Adães em Barcelos, contou com um número recorde de clubes participantes, 12, e um total de 240 atletas.
Em Adães estiveram a AD Esposende, FC ‘Os Académicos’/GVFC, ED Limiana, Vitória SC, SC Braga, VC Viana, ADC Caldinhas, CD Colégio JPII, CARTaipense, GD Figueiredo, SVR Benfica e Mondim AV.
“TORNEIO CORREU MUITO BEM”
Amélia Martins, coordenadora do Mini Volei, faz um balanço positivo do Torneio de Minis B, referindo que “correu muito bem” e adiantou que “as meninas mostraram uma enorme vontade de jogar, muita energia e, acima de tudo, um grande espírito de equipa. É sempre gratificante ver o entusiasmo e a alegria com que entram em campo — para muitas delas, estes torneios são das primeiras experiências competitivas, e é bonito ver como crescem de jogo para jogo”.
Como tem sido a reação das meninas nestes torneios? “A reação das meninas tem sido muito positiva. Vêm com vontade de aprender, de participar e de apoiar as colegas. Mesmo quando as coisas não correm da melhor forma, encaram tudo com um sorriso e com a vontade de fazer melhor na próxima jogada”.
A AD Esposende apresentou-se neste torneio “com um grupo de 17 meninas (algumas ainda Minis A) com muito potencial”, disse Amélia Martins, que salientou que “o principal objetivo é proporcionar-lhes momentos divertidos, ajudá-las a desenvolver as bases do jogo e, claro, promover o gosto pelo desporto e pelo trabalho em equipa”.
Qual tem sido o maior desafio neste início de época? “O maior desafio tem sido equilibrar os diferentes ritmos de aprendizagem — temos meninas com níveis de experiência muito distintos —, mas isso também torna os treinos mais ricos e dinâmicos. Com o tempo, todas vão evoluindo e, acima de tudo, a desfrutar do processo”.





