
“Sentimo-nos muito orgulhosos dos resultados obtidos pelos nossos atletas quer ao longo de toda a Liga Minho 3D-BHP, quer na Final da Liga Nacional”, foi desta forma que Anabela Lima, presidente da Subzone Academia Tiro com Arco (SATA), comentou a participação de atletas do clube na Final Liga 3D-BHP 2025, que decorreu no fim de semana.
A Subzone Academia de Tiro com Arco saiu de Cernache com sete títulos de Campeões da Liga Nacional e dois Vice-Campeões da Liga Nacional 2025.
Anabela Lima refere que “alguns resultados foram de facto inesperados, sobretudo tendo em conta que é o primeiro ano de participação em Campeonatos 3D. Tirando alguns atletas espanhóis da SATA que, em Espanha, já participavam nesta modalidade, os restantes arqueiros do clube nunca tinham competido em provas oficiais, apenas em pequenos torneios com regras diferentes”.
O facto de terem organizado sete provas deu a preparação ideal aos atletas para esta final? “Termos sido organizadores das sete provas oficiais da Liga Minho não trouxe qualquer vantagem aos arqueiros que participaram nestas ou até noutras provas da Liga Nacional, apenas nos permitiu estar mais cientes das regras e regulamentos por ter que os cumprir na montagem dos alvos e distâncias destes”.
“Para poderem apurar-se para a Final chamada Shootdown, os atletas tiveram que participar, no mínimo em quatro provas sejam da Liga Minho, sejam da Liga Nacional, das 14 possíveis. Contudo, cumprir com as quatro provas apenas dava acesso à 15.ª e última prova de forma a definir a classificação geral por divisão, categoria e escalão. Da classificação, os três aos cinco primeiros ficavam apurados para o Shootdown. Neste Shootdown, todos iniciavam do zero, tendo que atirar a cinco alvos/animais 3D, ou seja, os vencedores foram apurados por apenas cinco flechas, o que colocou à prova a capacidade de concentração e gestão de stress em competição”, referiu a responsável da SATA.
Sentimento com o finalizar na Liga 3D-BHP? “Finalizada a época, ficou um sentimento de satisfação e dever cumprido, foi de facto uma aposta que valeu a pena, não só ajudou ao crescimento do clube como foi de uma grande aprendizagem”, disse Anabela Lima, que adiantou que “agora chegou o momento de planear a próxima época que irá iniciar em janeiro de 2026. Antes disso, teremos ainda a Assembleia Geral da 3D-BHP na qual serão também discutidos os resultados da criação de uma Liga Regional e avaliadas as opiniões que foram surgindo por parte dos associados”.CAMPEÕES
Divisão Barebow
Juniores Feminino Distância Conhecidas
Cármen Gonzalez
Divisão Compound
Juvenis Distâncias Conhecidas
Carolina Cunha
Juniores Distâncias Conhecidas
Mateus Cunha
Divisão Recurvos
Juniores Distâncias Conhecidas
Dinis Monteiro
Divisão Compound
Senhores Distância Desconhecidas
José Maria Rodriguez
Senhores Distância Conhecidas
Miguel Alves
Divisão Longbow
Senhores Distância Desconhecidas
Miguel Angel López
VICE-CAMPEÕES
Divisão Recurvo
Senhores Distância Conhecidas
Pedro Gonzalez
Divisão Longbow
Senhores Distância Desconhecidas
Alfonso Veiga