
“O intuito desta secção é dar oportunidade a mais jovens de Braga e arredores de praticar Voleibol”, é com este pensamento que Guilherme Cardoso, treinador do GD Figueiredo, entra para a época 2025/26, que marca a estreia do clube na modalidade.
O GD Figueiredo estreia-se nas competições da Associação de Voleibol de Braga com duas equipas: Iniciadas e Minis B, mas o clube tem sido muito procurado por atletas de outros escalões.
Sobre o arranque do Voleibol no GD Figueiredo Guilherme Cardoso recorda que “tudo isto começou por iniciativa de alguns pais da minha equipa do ano passado que, ao notarem a falta de oferta de clubes que existe em Braga e interessados na continuidade das filhas no Voleibol, abordaram o clube e a Junta e formaram a secção. A partir desse momento surgiu o convite”.
Reafirmando que “a ideia é dar oportunidade a mais jovens de praticar Voleibol”, Guilherme Cardoso refere que “também se pretende que esta iniciativa perdure no tempo e promova um ambiente saudável para pais e atletas estarem envolvidos nesta modalidade”.
“Com esse objetivo em vista, estamos a começar a construir uma boa base no Minivoleibol e nas Iniciadas, na esperança de que estas jovens venham mais tarde a preencher os diversos escalões que gostaríamos de ter”.
O GD Figueiredo já está a trabalhar desde meados de agosto e a adesão ao projeto tem sido muito positiva…”Os treinos têm corrido muito bem, até porque estamos a juntar algumas meninas com historial de Voleibol com outras sem qualquer prática federada, mas que com a ajuda das mais experientes rapidamente estão a evoluir”, disse Guilherme Cardoso, que referiu que “a adesão tem sido muito boa, na verdade tivemos uma excelente adesão, principalmente, por parte de meninas mais velhas (Cadetes, Juvenis, etc), mas, neste momento, não temos condições, seja de espaço, seja de treinadores, para agregar todas essas meninas”.
“No caso dos escalões que estamos a começar, nas Iniciadas a adesão foi desde início muito boa e agora as Minis B, com o começo do ano escolar tem crescido paulatinamente”-
O que pode o GD Figueiredo fazer neste primeiro ano de competição? “Neste primeiro de ano o grande objetivo passa por começar a construir uma identidade em treino e em competição que nos orgulhe. Uma postura de trabalho, perseverança, respeito e união. Vamos treinar e jogar para ganhar, sem dúvida, mas o principal intuito é subir o nível de todo o grupo”.
A nível desportivo…”O principal objetivo de qualquer equipa na primeira fase passa por garantir os lugares cimeiros, mas competindo com clubes e atletas com mais experiência – e até começar o campeonato e termos uma verdadeira noção do nível competitivo – será difícil prever o que quer que seja”.





