
“O BC Barcelos vai procurar ser competitivo em todos os jogos e tentar alcançar o play-off o mais rapidamente possível”, é com este pensamento que Pedro Dias, treinador que assumiu este ano a equipa Sénior feminina do BC Barcelos, encara a época 2025/26.
O BC Barcelos já está a trabalhar há duas semanas, apresentando algumas novidades, mas tendo como base o plantel dos últimos anos.
Pedro Dias refere que “o primeiro objetivo é garantir o play-off o mais rapidamente possível, o que nos dará automaticamente a manutenção e uma maior tranquilidade”, a partir daí “reformularemos os nossos objetivos”.
“QUEREMOS ESTAR NOS PONTOS ALTOS DA ÉPOCA”
Certo é que Pedro Dias quer algo mais “essencialmente, queremos estar nos pontos altos da época. Isso seria perfeito, mas claro que há coisas que não dependem de nós… Por exemplo, na Taça dependemos da sorte no sorteio”.
Como tem corrido este início dos trabalhos? “Ainda estamos muito no início dos trabalhos, mas tem havido um grande empenho e uma enorme vontade de todos. Mantivemos, maioritariamente, o plantel do ano passado, entre elas a Rebecca Taylor e tentamos reforçar algumas áreas específica, para fortalecer o jogo interior e os extremos”.
Como sentiu a equipa e o clube? “Senti que há muita vontade e que há uma grande expetativa para a nova época. As atletas estão motivadas e entusiasmadas e com muita vontade de aprender e trabalhar”.
O que pediu ao grupo neste início de época? “Há coisas que se falam sempre, pede-se trabalho e abnegação, pede-se para estarem sempre disponíveis para aprender e evoluir, não só as atletas como a equipa técnica porque temos todos de estar a rumar para o mesmo lado. Pedi-lhes também honestidade no trabalho… se formos honestos as coisas serão mais fáceis e sairão, com certeza, melhores”.
Sobre o campeonato da Liga, Pedro Dias, que nos últimos anos esteve à frente do CD Póvoa na CN1 feminina, referiu que “por força das funções que exerço da FPB acabo por ter uma ideia real e precisa da Liga”, por isso “espero encontrar uma Liga muito competitiva, provavelmente, mais forte do que os últimos anos devido ao regresso da várias jogadoras internacionais”.
Sobre o seu ingresso no BC Barcelos, Pedro Dias confessou que “o clube já me tinha abordado há uns anos, militava ainda na CN1. Mas na altura tinha dado a minha palavra ao CD Póvoa e não foi possível chegar a um acordo. Este ano houve um encontro de vontades. Claro que o facto de estar na Liga acabou por ter algum peso” e adiantou que “a forma como falaram comigo agradou-me imenso, assim como a vontade de estar a um nível diferente, de fazer crescer alguma coisa e ser competitivo. Nós temos uma equipa competitiva e um grupo, entre equipa e clube, ambicioso e motivado para crescer, evoluir e dar muitas alegrias aos adeptos do BC Barcelos”.
BC BARCELOS APRESENTA-SE DIA 27
O BC Barcelos faz o seu jogo de apresentação aos sócios no dia 27 frente à AD Sanjoanense, mas a equipa de Pedro Dias tem já agendados vários jogos de preparação… “temos vários jogos previstos para podermos medir o pulso à equipa e perceber o que é preciso fazer ou alterar para que no arranque da época tudo saia melhor”.
Assim, o BC Barcelos vai realizar dois em Espanha, dois jogos com o SC Coimbrões e está ainda a tentar agendar mais alguns.
EQUIPA
Renovações
Vânia Sengo
Eduarda Silva
Teresa Santos
Jéssica Azulay
Margarida Silva
Ana Costa
Luana Vieira
Inês Lameira
Ana Bompastor
Rebecca Taylor
Reforços
Kimberly Villalobos, ex-San Diego State Women’s Basketball
Molly Mogensen, ex-Creighton Bluejays
Mariana Teixeira, ex-CD Póvoa
Mariana Pereira, ex-Sportiva
Equipa técnica
Pedro Dias
Tiago Araújo
Fotos: BCB





