
Lucas Simão (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), Afonso Vilas Boas (Tendai/Sambiental/Santa Marta) e João Silva (Paredes – Reconco) estiverem em destaque na segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores, uma viagem de 94,4 quilómetros entre Trancoso a Almeida.
Lucas Simão esteve na luta pela vitória na etapa e foi o terceiro melhor no sprint final, que teve como vencedor Ties Verbruggen (WWV Hagens Berman-Jayco), enquanto Nicolas Almada (Picusa Academy) foi segundo.
Com o terceiro lugar na etapa, Lucas Simão subiu ao quarto lugar da Geral Individual, estando a oito segundos do novo Camisola Amarela, o neerlandês Ties Verbruggen. O ciclista da Landeiro está ainda no top10 da Classificação por Pontos.
SIMÃO LUCAS: “ESTOU BASTANTE MOTIVADO E COM VONTADE DE GANHAR”
Simão Lucas sai da segunda etapa com motivação extra para encarar o resto da Volta a Portugal e garante que “estou bastante motivado e com vontade de ganhar”.
O ciclista da Landeiro considera que a etapa de hoje “foi dura desde início… Consegui entrar na fuga com o meu colega de equipa Gonçalo Santos e depois foi aguentar nas partes mais exigentes do percurso, chegar ao sprint e fazer o melhor que consegui”.
O sprint é uma das tuas qualidades? “Não é muito derivado ao meu peso, mas no final da etapa consegui entrar bem colocado na última curva e depois foi só gerir e controlar quem vinha atrás e tentar passar os que estavam na frente”.
Com este resultado subiste ao quarto lugar da Geral, pode dizer-se que estás na luta pela vitória na Volta?
“Sim, com este lugar à Geral e estando a oito segundos do primeiro, tudo é possível. Vou dar o meu melhor para poder lutar pela vitória”.
Sobre a terceira etapa, que é composta por dois setores, Simão Lucas referiu que “na parte da manhã penso que vai ser uma corrida bastante rápida. No Contrarrelógio é dar tudo o que tenho para fazer o melhor resultado”.
De manhã vais tentar ganhar tempo para anular qualquer desvantagem que possas ter no CRI? “Acho que o tempo que podia ter ganho até ao CRI já o ganhei, acho muito difícil ganhar tempo na corrida de amanhã de manhã, pois vai ser uma etapa rápida”.
Como te sentes após duas etapas? “Eu estou a sentir-me bem. Tive boas sensações nas duas primeiras etapas”, disse Simão Lucas, que garante que “com o lugar que ocupa à Geral estou bastante motivado e com vontade de ganhar”.
AFONSO VILAS BOAS NO TOP10 NA ETAPA E NA GERAL
Afonso Vilas Boas, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, esteve também na fuga do dia e alcançou a nona posição, realizando o mesmo tempo do vencedor (2:14:59 horas.
O ciclista da equipa de Viana do Castelo ocupa a oitava posição da Geral Individual, estando a 12s do Camisola Amarela.
JOÃO SILVA: “VENCER A META VOLANTE FOI IMPORTANTE PARA MIM”
João Silva, ciclista de Famalicão que alinha no Paredes – Reconco, esteve em destaque no início da etapa e venceu a primeira Meta Volante do dia, situada em CF das Naves, em Pinhel, ao km15.
João Silva terminou a etapa no 92.º lugar e ocupa a 74.ª posição na Geral Individual.
No final da etapa o ciclista famalicense referiu que “vencer a primeira Meta Volante de hoje foi importante para mim, para recuperar ânimo e motivação” e explicou que “a Volta a Portugal não se iniciou da forma que queria. Um mal-estar durante a etapa de ontem condicionou a minha prestação”.
Como surgiu a oportunidade de atacar a Meta Volante hoje? “Estava na dianteira do pelotão quando surgiu a hipótese de ganhar a Meta Volante em VF Naves, apostei e ganhei”.
Objetivos para a Volta? “Ajudar a equipa na classificação geral”.
GONÇALO SANTOS E JOSÉ GONZALEZ NO TOP20
Ainda na etapa de hoje de destacar o top20 conquistado por Gonçalo Santos (Landeiro) e José Gonzalez (Tensai). Os dois ciclistas terminaram no o mesmo tempo do vencedor e garantiram a presença no top20 também da Geral Individual, estando a 12s do Camisola Amarela.
Gonçalo Costa (WWV) foi 22.º na etapa de hoje, terminando a 37s do Ties Verbruggen.
O ciclista famalicense ocupa agora o 22.º lugar da Geral Individual, estando a 42s do líder.
Dimas Mota, Picusa Academy, foi 26.º, João Silva (Landeiro) 46.º e o seu colega de equipa Rodrigo Abreu 47.º, enquanto Bruno Silva terminou no 50.º lugar.
Mauro Cauteren (Tensai) cortou a meta no 54.º lugar, Rafael Silva e Diogo Flores (Landeiro) terminaram no top65, enquanto Simão Trancoso (Paredes) foi 73.º, Leandro Martins (Academia Efapel Ciclismo) foi 75.º. No top90 ficaram Tomás Oliveira (Bairrada), Luís Soares (Efapel), Afonso Serra e Dinis Roxo (Tensai). Rui Sabino (Efapel) foi 109.º e Gonçalo Neves (Tensai) terminou em 115.º lugar.
Por equipas a Landeiro/KTM/Matias&Araújo alcxançou o quinto lugar e a Tensai/Sambiental/Santa Marta foi sexta, numa etapa em que a Picusa Academy foi a vencedora.
A terceira etapa, que se realiza este sábado, conta com dois setores. De manhã o pelotão faz uma viagem de 72,2 quilómetros entre Penamacor e o Sabugal. A tarde será dedicada a um Contrarrelógio Individual de 18,8 quilómetros a realiza no Sabugal.
Fotos: FPC





