
Paulo Fernandes, árbitro do Conselho de Arbitragem da Associação de Basquetebol de Braga, marcou presença no NXT Stars International Basketball Tournanment, que decorreu em Weert, nos Países Baixos.
O torneio, que decorreu entre os dias 28 e 30 de maio, contou com a presença de equipas da Formação e árbitros de vários países.
Paulo Fernandes foi um dos árbitros selecionados e garante que “foi uma aventura muito enriquecedora” e adiantou: “estava lá um árbitro FIBA e um ex-árbitro da Euroliga e NBA. Todas as noites tínhamos um Clinic com eles, onde nos iam dando feedbacks e apresentavam temas para evoluirmos enquanto árbitros”.
Que balanço fazes da experiência? “O balanço foi muito positivo, o objetivo era aprender, melhorar e aumentar a minha experiência”, disse Paulo Fernandes, que salientou que “ter a possibilidade de ouvir feedback durante e após os jogo de outros árbitros e ex-árbitros que apitam ou apitaram em altas competições é sempre enriquecedor e estou muito grato por toda a partilha de informação e insights que me foram dados”.
“APITAR A FINAL DE U14 FOI UMA RECOMPENSA”
Paulo Fernandes foi o árbitro da final de Sub-14 masculinos e considera que “apitar a final de U14 foi uma recompensa pelo esforço e interesse em aprender e evoluir, mas para mim o mais importante foram as dicas que fui recebendo ao longo dos jogos”.
O árbitro da ABB considera que “tive uma sorte gigante em ter como colega de quarto o Bob Bhania, ex-árbitro da Euroliga e por duas épocas da NBA. Foi uma excelente parceiro de quarto e tenho de lhe agradecer todas as ‘histórias’ e toda a sabedoria que me foi transmitida ao logo destes dias”.
Paulo Fernandes destacou ainda que “o torneio também fez uma bonita homenagem ao Bas Hendriks, um falecido árbitro de reconhecido valor na comunidade holandesa”.