
“Estou orgulhoso do que sou capaz de fazer, mesmo tendo passado por uma fase muito difícil esta época” foi assim que Gonçalo Costa, ciclista famalicense que alinha na Willebrord Wil Vooruit, começou por abordar a conquista do título de Campeão Nacional de Fundo em Juniores esta tarde no Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada, que decorreu em Mangualde.
Gonçalo Costa fez parte dos 94.8 quilómetros do percurso a solo e cortou a meta isolado ao fim de 2:32:41 horas, deixando o segundo classificado, Martim Campos (Blackjack-Bairrada) a 4.23 minutos.
Para o ciclista famalicense, que na sexta-feira foi Vice-Campeão em Contarrelógio, o ‘segredo’ na vitória de hoje “foi a resiliência e acima de tudo inteligência e um andamento sem singular”.
Quando decidiste atacar, sentiste logo ali que o título podia ser teu? “Não, mas senti uma oportunidade à vista e não hesitei”, disse Gonçalo Costa, que sobre o facto de andar isolado tanto tempo referiu que “quando a vitória é possível todo o esforço, mesmo que não tenha sucesso, é feito com prazer”.
Gonçalo Costa sai dos seus primeiros Campeonatos Nacionais de Juniores, da mesma forma como terminou a de Cadetes: com um título e um pódio. O ciclista de Famalicão não tem dúvidas que “este ano, sem dúvida, é muito mais gratificante” e adiantou que “é uma categoria muito mais competitiva e ganhar sendo ainda Júnior de primeiro ano ainda é melhor… E poder levar as cores do nosso país lá para fora acho que não podia ser melhor e estar melhor entregue”.
Sobre o segundo lugar no Contrarrelógio, Gonçalo Costa afirmou que “foi pena ter perdido por um segundo, mas nunca trocaria a vitória de hoje pela de sexta-feira”.
Um fim de semana perfeito? “Sem dúvida. Um fim de semana para ficar na minha história e na minha memória para sempre”.
AFONSO VILAS BOAS (TENSAI) NO TOP5
Afonso Vilas Boas, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, conquistou um brilhante quinto lugar no ‘Nacional’ de Fundo, ficando a 6.25m de Gonçalo Costa e a apenas um segundo de Leonardo Garcia (Willebrord), que garantiu o terceiro lugar do pódio.
Afonso Vilas Boas contribuiu assim para um fim de semana inesquecível da equipa de Viana do Castelo, que sai destes ‘Nacionais’ com um título de Campeão Nacional (Rodrigo Afonso), dois terceiros lugares (Rodrigo Afonso no CRI e Simão Pedrosa no Fundo) e ainda três top5 (Simão Pedrosa e Marta Esteves no CRI e Afonso Vilas Boas Fundo).
Na quarta posição ficou Bento Dias, da Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, que já tinha estado em bom plano no GP Minho.
No top10 ficou ainda o vianense Tomás Oliveira (Bairrada), que gastou mais 6.30m que o vencedor, enquanto Gonçalo Santos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi 13.º, João Silva (Paredes/Reconco) 14.º e Simão Lucas (Landeiro) 15.º.