
“O Campeonato Nacional de Estrada é sempre um momento especial” é desta forma que Raul Faria, ciclista de Famalicão que representa a Academia Efapel de Ciclismo, encara os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada em Cadetes, que se iniciam esta sexta-feira com a prova de Contrarrelógio e terminam domingo com a prova de Fundo.
Para Raul Faria “representar a minha equipa e lutar pelo título nacional exige não só preparação física, mas também foco mental e espírito de sacrifício. Tenho encarado esta prova com grande responsabilidade e ambição, ciente da importância que tem para a minha carreira e para todos os que me apoiam diariamente”.
Sobre a preparação para este momento alto da época, Raul Faria referiu que “os treinos foram intensos e direcionados para este objetivo, com atenção aos pormenores táticos e à gestão do esforço. Estou motivado, confiante no trabalho que foi feito e determinado a dar o meu melhor em cada quilómetro”.
O ciclista famalicense, que vai competir nas duas provas, refere que “sinto-me mais à vontade no Campeonato Nacional de Fundo, onde consigo explorar melhor as minhas características como atleta”.
Sendo um Campeonato Nacional o objetivo é chegar ao título? “Sendo uma competição tão importante tanto um como outro (CRI e Fundo), o objetivo é, naturalmente, lutar pelo melhor resultado possível.
Representar a minha equipa e disputar o título é uma motivação forte e estou a preparar-me para estar ao mais alto nível”.
Sobre o percurso, Raul Faria refere que “já conheço o percurso das duas provas. Foi um percurso de que gostei e por já o reconhecer, sinto-me mais confiante e à vontade”.
Algum nervosismo ou ansiedade agora que falta pouco para os ‘Nacionais’? “É normal sentir algum nervosismo nesta fase, especialmente, quando se aproxima o dia… Mas, de forma geral, sinto-me tranquilo e confiante com a preparação que tenho feito”.