
O I Torneio 3D Dia de Portugal, que decorreu domingo na Zona de Lazer de Pinheiros, em Monção, foi um sucesso.
O evento contou com a participação de 33 arqueiros de vários pontos de pais e de Espanha, em representação dos clubes Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA, clube organizador), Besteiros Futebol Clube, Ginásio Clube Vilacondense, Centro Social de Prime de Viseu e ainda dos clube espanhóis do Cazarco de Soutomayor, Lumelar de Taboadela, Club Boa Vila de Pontevedra, Club Arqueros de Barbanza de A Coruña e Club Arco Celta de Lalín, de Pontevedra.
Anabela Lima, responsável da SATA, referiu que “o torneio decorreu num ambiente amigável e de boa disposição” e explicou que “teve um total de 10 alvos/animais 3D colocados a diversas distâncias e com algumas zonas de tiro dificultadas por bases inclinadas a que alguns arqueiros não estavam acostumados, mas aprovaram pela diferença”.
“Este foi o primeiro torneio com apenas duas divisões em competição, sem diferenciação de escalões ou sexo, mas para o qual foram definidos coeficientes multiplicadores de forma a equiparar os diversos arco/armas utilizados pelos arqueiros”, disse Anabela Lima, que referiu que “a ideia foi do agrado dos participantes pois foi uma forma de não excluir nenhum tipo de arco. Na divisão Recurvo subiram ao pódio arqueiros que utilizam arco Barebow, Longbow e Tradicional, Na divisão Compound, chegaram ao pódio dois atletas Compound e um Besteiro”.
Terminado o torneio “a SATA irá analisar os resultados e verificar se os coeficientes utilizados são ou não os mais adequados e justos para todos os arqueiros, de forma a poder repetir a experiência no próximo ano, com justiça e equilíbrio”.
Este torneio voltou a contar com bastantes atletas oriundos de Espanha… “É verdade mais uma vez verificou-se a adesão de muitos atletas de nacionalidade espanhola, o que nos deixa orgulhosos do caminho feito até aqui. Conseguimos chegar aos nossos vizinhos e amigos espanhóis, e perceber o quanto apreciam os nossos torneios e/ou provas da Liga, deixa-nos muito orgulhosos. Esperamos manter a confiança que têm no nosso trabalho, e alcançar mais atletas e clubes”.
Afirmando que “acima de tudo apostamos na qualidade dos torneios e diversidade”, Anabela Lima, responsável da SATA, deixou uma palavra de “felicitações a todos os atletas presentes, quer pela participação nesta primeira experiência, quer pelos resultados, em particular aos que lutaram por um lugar no pódio”.
“Agradecemos ainda a Junta de Freguesia de Pinheiros pela cedência do espaço onde decorreu a prova, têm sido um apoio fundamental para a SATA pois organizamos muitos eventos neste local, e a todos os patrocinadores que, sem reservas, apoiam sempre as nossas atividades desportivas, sem eles nada seria possível”.
VENCEDORES
Divisão Recurco
1.º Manuel Costa (Club Boa Vila)
2.º Jacobo Santoro (Cazardo Soutomayor)
3.º Hermínio Lopez (Arco Celta)
Divisão Compound
1.º Miguel Alves (Subzone – Academia de Tiro com Arco)
2.º António Fial (Arqueiros e Besteiros de Viseu- CSP)
3.º Rui Possacos (Besteiro FC)





