
FC ‘Os Académicos’ e SC Braga iniciam este fim de semana a luta pelo título do Campeonato Regional de Juniores A femininos da Associação de Voleibol de Braga.
As duas equipas, que ainda na semana passada se defrontaram na final da Taça AVB, encontram-se domingo, a partir das 18 horas, no primeiro jogo do ‘Regional’. Estando o segundo jogo previsto para o dia 31, em Braga.
Em Barcelos esta Fase Final do ‘Regional’ de Juniores está a ser encarado com otimisto e mais uma boa oportunidade para evoluir.
CARLOS MARTINS (ACADÉMICOS): “QUEREMOS HONRAR E DIGNIFICAR O CLUBE COM UM VOLEIBOL TRABALHADO, VISTOSO E COMPETITIVO”
Carlos Martins, treinador do Académicos referiu que “estamos prestes a enfrentar mais um grande desafio na luta pelo Campeonato Regional, desta vez e, novamente, frente ao SC Braga — uma equipa que, com justiça, se tem afirmado como referência no Voleibol Regional e Nacional. A sua supremacia, tanto no plano individual como coletivo, é inegável e fruto de um projeto consolidado e experiente, ao contrário do nosso, que ainda se encontra numa fase inicial, com apenas dois anos de competição”.
“Apesar da diferença de experiência e percurso, acreditamos na evolução do nosso trabalho”, disse Carlos Martins, que salientou que “esperamos que a nossa equipa consiga dar uma réplica tão consistente e determinada quanto aquela que apresentou no segundo set da final da Taça, onde demonstrou o que é possível fazer quando se joga com garra, organização e ambição”.
Afirmando que “queremos honrar e dignificar o clube com um Voleibol trabalhado, vistoso e, acima de tudo, mais competitivo — capaz de criar dificuldades reais ao adversário”, Carlos Martins referiu que “temos confiança na raça, empenho e espírito de grupo que as nossas atletas demonstram nos treinos e em vários jogos ao longo da época. Que seja mais uma oportunidade para crescer, aprender e surpreender e, sobretudo, divertirem-se a praticar o desporto de eleição delas”.
JOSÉ CARLOS SILVA (SC BRAGA): “ENCARAMOS ESTE JOGO COM O MÁXIMO EMPENHO E RESPONSABILIDADE”
José Carlos Silva, treinador do SC Braga, parte confiante para esta Fase Final. O treinador do SC Braga salienta que “encaramos este jogo como o da semana passada, para a Taça AVB, sempre com máximo empenho e responsabilidade”.
Depois do jogo da final da Taça AVB, tem uma ideia mais precisa do adversário? “Sim, ficamos com uma ideia do adversário, sabemos que temos as condições suficientes para encarar com otimismo a disputa do Campeonato Regional, mas o respeito tem sempre de estar presente, para não corrermos riscos desnecessários”.
Qual pode ser o maior risco para o SC Braga e a grande vantagem? “O maior risco é a distração ou descontração exagerada. A grande vantagem tem a ver com o nível de desenvolvimento/ desempenho técnico da nossa equipa”, disse José Carlos Silva.
Como está a equipa do SC Braga? “A época desportiva já vai longa o que torna difícil manter o foco no máximo, até porque há também o desgaste académico. A aproximação dos exames nacionais, as lesões, a gestão de atletas para utilização no ‘Regional’ de Juvenis, que também se realiza este fim semana, são situações que podem mexer com a equipa, mas estamos a tentar preparar esta fase o melhor possível”.