“É um sentimento de satisfação… de dever cumprido. Queríamos muito isto, era o principal objetivo da época” foi desta forma que Beatriz Vilaça, treinadora do SC Braga, abordou o apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional da II Divisão e consequente subida à I Divisão de Cadetes femininos de Voleibol.
O SC Braga garantiu a presença na Final Four – que se vai realizar em Adães, Barcelos, de 23 a 25 de maio – ao bater, fora de portas, o Leixões por 1-3, naquele que era o jogo grande da 10.ª e última jornada do campeonato.
Num jogo em que tinha de ganhar para chegar à Fase Final e garantir a subida direta à I Divisão, a equipa treinada por Beatriz Vilaça entrou forte e venceu pelos parciais de 12-25; 10-25; 25-17 e 19-25.
Sobre jogo desta tarde, Beatriz Vilaça referiu que “fomos significativamente superiores no serviço e conseguimos segurar muito o jogo. No terceiro set entramos mais relaxadas e não conseguimos dar a volta. Estivemos sempre atrás. O quarto set, apesar de mais disputado devido à energia que o Leixões meteu no jogo, conseguimos ser mais consistentes e mais fortes na rede”.
Como foi trabalhar com as meninas para este que era o jogo do ‘tudo ou nada’? “Não fizemos nenhuma alteração ao trabalho semanal habitual. Elas sabiam a importância do jogo, estávamos seguras da nossa competência e todo o trabalho depositado ao longo da época”.
Objetivos para a Fase Final? “Zero. Vamos sem qualquer pressão”, disse Beatriz Vilaça, que adiantou que “o objetivo é desfrutar e viver a experiência ao máximo. Vamos lutar pela vitória, mas o mais importante é crescer com cada desafio, aprender com cada momento e sair mais fortes do que entramos”.
De resto, Beatriz Vilaça não tem dúvidas que a equipa é hoje mais forte do que no início da época… “Sem dúvida e é natural que assim seja. Reflete a evolução da equipa ao longo da época”.
RESULTADOS
Leixões – SC Braga, 1-3
Gueifães – Vilacondense, 0-3
Lousada VC – Vitória SC, 0-3 (15-25; 21-25; 21-25)
