
O Bosque do Palácio da Brejoeira, local emblemático e ex-libris de Monção, recebe domingo o III Troféu 3DBHP da Liga Minho, prova organizada pela Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA), que conta com mais de três dezenas de inscritos, sobretudo espanhóis.
Em Monção já quase tudo está pronto para receber a terceira prova da Liga Minho, que promete muitas surpresas e emoções.
Anabela Lima, responsável da Subzone Academia de Tiro com Arco, refere que “o percurso planeado para esta prova, embora seguindo os mesmos critérios das anteriores, será bastante distinto pois irá aproveitar as particularidades do local, a ilha existente no lago do bosque, com passagem pela gruta artificial também presente. Num local como este, com árvores exóticas, lago e a chamada Ilha dos Amores da autoria do arquiteto paisagista Jacinto Matos, será uma experiência inesquecível e uma viajem pelos jardins românticos dos primeiros anos do século XX”.
Quantos atletas estão inscritos? “Para esta prova estão inscritos 36 arqueiros dos quais apenas nove são de nacionalidade portuguesa, os restantes 27 são espanhóis”, disse Anabela Lima, que salientou que “não há dúvida que a existência e organização deste Campeonato Regional está a contribuir fortemente para a divulgação e turismo do nosso território, pois temos a cada prova, cada vez mais espanhóis inscritos”.
“Desde o primeiro Troféu, temos vindo a verificar um aumento de inscrições de arqueiros quer nas provas, quer na Associação 3DBHP. Como convidados não filiados à 3DBHP, os arqueiros apenas podem participar em duas provas do campeonato, não permitindo assim estar classificados no ranking uma vez que é obrigatório participar de pelo menos quatro provas”.
A responsável da SATA considera que “este aumento de inscrições na Associação 3DBHP demonstra bem a satisfação dos participantes e o sucesso que está a ser este campeonato, não apenas para a SATA e para o turismo de Monção, mas também para o crescimento da Associação, o que nos traz muita satisfação também”.
“Esperamos continuar a merecer a confiança destes e mais arqueiros, assim como da Associação 3DBHP, e seguir este caminho de ascensão. Ainda há muito investimento a fazer para tornar o Campeonato mais atrativo, mas acreditamos que iremos conseguir melhorar a cada prova organizada”.