
Bruna Parente, do Viana Remadores do Lima, aponta à revalidação do título de Campeã do Mundo de Remo Indoor em femininos Ligeiros no Campeonato do Mundo que se realiza este fim de semana de forma totalmente virtual.
O Campeonato do Mundo deste ano disputa-se num formato diferente, com Eliminatórias, Semi-final e Final, com classificações gerais e por categoria.
Bruna Parente, Campeã do Mundo em 2023 e 2024, parte com a ambição de revalidar o título na sua categoria de idade e chegar ao pódio da geral.
A remadora de Viana do Castelo, que em janeiro revalidou o título de Campeã Nacional de remo Indoor, garante que “estou a encarar este ‘Mundial’ de uma forma bastante positiva! Este ano vai ser um formato diferente do habitual, mas acho que vai correr bem” e adiantou que “já planeamos a ‘estratégia’ e isso também me dá confiança e segurança”.
Bruna Parente, que este ano é a única atleta do VRL a participar no ‘Mundial’ vai fazer a competição de Coimbra… “este ano vou fazer a prova de Coimbra. Uma vez que vou ser a única atleta do VRL a participar, evito ir a Viana do Castelo e faço a prova com companhia”.
O objetivo é revalidar o título? “Sim, claro! Tal como eu disse, este ano o formato é diferente e vamos ter Eliminatórias, Semi-final e Final e vai haver resultados gerais. Ou seja, eu vou competir com todas as Ligeiras, independentemente da categoria de idade e no fim, há resultados por categoria, em que o objetivo é revalidar o título, e resultado Geral, em que o objetivo é o pódio!”.
Quanto à preparação, a remadora vianense referiu que “desta vez não fizemos uma preparação tão específica, mas tenho a certeza que com o plano que tenho feito, estou pronta para melhorar o que fiz no ‘Nacional'”.
O Campeonato Nacional também serviu pata perceberes como estavas e o que era necessário melhorar? “Sim, claro, o ‘Nacional’ permitiu-me perceber o que tenho que melhorar para desta vez conseguir melhorar o tempo!”.
Com o Campeonato do Mundo à porta, já sentes alguma ansiedade ou nervosismo? “Para já ainda não, estou tranquila, mas no decorrer das provas tenho a certeza que vou ficar, é inevitável” disse Bruna Parente, que adiantou que “apesar de ser uma prova de nível mundial, acho que já consigo lidar bem com os nervos”.